Em busca do título de mestre: autobiografia em performances
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020283Palavras-chave:
performance art na Bahia, autobiografia, corpo, arte contemporâneaResumo
O presente texto descreve e analisa a performance “Em busca do título de mestre”, 2005 - 2007, série produzida entre a academia e a rua, e de como esse processo foi transformado pelo autor/artista numa performance duracional de caráter autobiográfico. Uma vez que o ato de escrever sobre o gênero performance exige uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diversas áreas do conhecimento nas fronteiras da arte e da vida, o uso da linguagem poética e da metalinguagem foram recursos explorados em toda a composição textual.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Editora Ática, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: estética, comunicação e comunidades.Chapecó: Argos, 2005.
NAISBITT, John. Morte, sexo e corpo: o novo movimento da Specimen Art. In: High Tech. High Touch. A tecnologia e a nossa busca por significado. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 209-251.
NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio Editora S. A., 1988.ZMÁRIO. ZMário (José Mário Peixoto Santos): depoimento [mai. 2007]. Salvador: Barris, 2007. Gravação em formato digital (55 min 9 s). Entrevista concedida ao autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade