Arte/Arquivo: Conexões possíveis entre Hubert Duprat, Alfredo Jaar e Rosângela Rennó
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609202018042Parole chiave:
arquivo, memória, Hubert Duprat, Alfredo Jaar, Rosângela RennóAbstract
Este artigo faz uma análise da obra do artista francês Hubert Duprat (1957-),“Tri-choptère: la dernière bibliothèque”, prefi-gurando uma biblioteca, onde o assunto abordado pela coleção são as larvas Tri-cópteras, e o material disponibilizado é composto, na sua grande maioria, pela coleção do artista. Problematizando questões como o arquivo que se torna obra de arte, Duprat propõe um trabalho onde memória e coleção são transpassados pela arte, e o espectador é convidado a interagir com o acervo e com seus conceitos, em uma movimentação onde Duprat reinventa sua própria coleção, sua forma de se apresentar ao público como artista, colocando em questão os conceitos de exposição, coleção e arquivo. Para estabelecermos um diálogo com esta obra, trazemos o artista chileno Alfredo Jaar (1956-), cuja poética igualmente permeia a noção de arte enquanto arquivo, bem como uma instalação de Rosângela Rennó (1962-) onde percebemos relações e conexões com os trabalhos apresentados, nos quais percebemos a inserção do artista por um movimento de colecionismo, onde as obras têm sua corporalidade repensada e o artista nos faz refletir sobre o que são estas plataformas constitutivas da arte.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACCATINO, Sandra (2006). Estrategias de visibilidad. In: VALDÉS, Adriana (Ed.) Catálo-go de la exposición JAAR SCL 2006. Barcelona: Actar.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. In: Estudos históricos. 1998, vol. 11, n. 21, pp. 9-34.
BESSON, Christian. « La Bibliothèque du Trichoptère ». [Communication au colloque Le Temps exposé. 2, Nîmes, École supérieure des beaux-arts, 9-10 avril 2013. Publié in Temps exposé. Histoire et mémoire dans l’art récent, sous la dir. de Natacha Pugnet, Nîmes, École supérieure des beaux-arts, 2015.] Disponível em: http://www.besson.biz/bibliotheque-trichoptere/ com acesso em 20 de agosto de 2015.
DERRIDA, Jacques. Mal de Archivo. Uma impresión freudiana. Madrid: Trotta, 1997.
ENWENSOR, O. Alfredo Jaar’s Art of Ilumination. In: Alfredo Jaar. The Sound of Silence. Kamel Mennour, Paris, 2012.
GUASCH, Anna Maria. Os lugares da memória: a arte de arquivar e recordar. IN: Revis-ta-Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, julho de 2013.
KLINGER, Diana (UERJ). Paixão do arquivo. IN: MATRAGA 21 - Estudos linguísticos e li-terários - revista do programa de pós-graduação em letras. 2008. S/p. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga21/PAIXAO%20DO%20ARQUIVO.htmlCom acesso em 15 de agosto de 2015.
JAAR, Alfredo, entrevista a Cristián Warnken (2006).Disponível em: http://www.unabellezanueva.org/alfredo-jaar/
LANGFORD, Martha. Suspended conversations: the afterlife of memory in photogra-phic albums. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2001.
MELENDI, Maria Angélica. “Biblioteca ou das possíveis estratégias da memória”. In: REN-NÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac& Naify, 2003.
MONEGAL, Antonio. “Alfredo Jaar y el archivo de las Imágenes omitidas” ponencia pre-sentada en el Seminari Internacional Politques d ́arxiu: la noció d ́arxiu i les pràcti-ques artístiques conteporànies. Universitat de Girona, Girona, 19, 20, 21 de diciembre de 2011. Disponível em: diobma.udg.edu/handle/10256.1/2326
RENNÓ, Rosângela. 2011, s/p. In: ALBERTONI, Fernanda. Do domínio da informação a memórias materiais: estratégias do arquivo na obra Bibliotheca de Rosângela Rennó. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, ano 5, dezembro de 2015.
http://www.smba.nl/en/exhibitions/the-marx-lounge/
http://www.smba.nl/static/en/exhibitions/the-marx-lounge/smba-newsletter-121.pdf
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade