Arte/Arquivo: Conexões possíveis entre Hubert Duprat, Alfredo Jaar e Rosângela Rennó
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609202018042Palabras clave:
arquivo, memória, Hubert Duprat, Alfredo Jaar, Rosângela RennóResumen
Este artigo faz uma análise da obra do artista francês Hubert Duprat (1957-),“Tri-choptère: la dernière bibliothèque”, prefi-gurando uma biblioteca, onde o assunto abordado pela coleção são as larvas Tri-cópteras, e o material disponibilizado é composto, na sua grande maioria, pela coleção do artista. Problematizando questões como o arquivo que se torna obra de arte, Duprat propõe um trabalho onde memória e coleção são transpassados pela arte, e o espectador é convidado a interagir com o acervo e com seus conceitos, em uma movimentação onde Duprat reinventa sua própria coleção, sua forma de se apresentar ao público como artista, colocando em questão os conceitos de exposição, coleção e arquivo. Para estabelecermos um diálogo com esta obra, trazemos o artista chileno Alfredo Jaar (1956-), cuja poética igualmente permeia a noção de arte enquanto arquivo, bem como uma instalação de Rosângela Rennó (1962-) onde percebemos relações e conexões com os trabalhos apresentados, nos quais percebemos a inserção do artista por um movimento de colecionismo, onde as obras têm sua corporalidade repensada e o artista nos faz refletir sobre o que são estas plataformas constitutivas da arte.
Descargas
Citas
ACCATINO, Sandra (2006). Estrategias de visibilidad. In: VALDÉS, Adriana (Ed.) Catálo-go de la exposición JAAR SCL 2006. Barcelona: Actar.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. In: Estudos históricos. 1998, vol. 11, n. 21, pp. 9-34.
BESSON, Christian. « La Bibliothèque du Trichoptère ». [Communication au colloque Le Temps exposé. 2, Nîmes, École supérieure des beaux-arts, 9-10 avril 2013. Publié in Temps exposé. Histoire et mémoire dans l’art récent, sous la dir. de Natacha Pugnet, Nîmes, École supérieure des beaux-arts, 2015.] Disponível em: http://www.besson.biz/bibliotheque-trichoptere/ com acesso em 20 de agosto de 2015.
DERRIDA, Jacques. Mal de Archivo. Uma impresión freudiana. Madrid: Trotta, 1997.
ENWENSOR, O. Alfredo Jaar’s Art of Ilumination. In: Alfredo Jaar. The Sound of Silence. Kamel Mennour, Paris, 2012.
GUASCH, Anna Maria. Os lugares da memória: a arte de arquivar e recordar. IN: Revis-ta-Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, julho de 2013.
KLINGER, Diana (UERJ). Paixão do arquivo. IN: MATRAGA 21 - Estudos linguísticos e li-terários - revista do programa de pós-graduação em letras. 2008. S/p. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/matraga21/PAIXAO%20DO%20ARQUIVO.htmlCom acesso em 15 de agosto de 2015.
JAAR, Alfredo, entrevista a Cristián Warnken (2006).Disponível em: http://www.unabellezanueva.org/alfredo-jaar/
LANGFORD, Martha. Suspended conversations: the afterlife of memory in photogra-phic albums. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2001.
MELENDI, Maria Angélica. “Biblioteca ou das possíveis estratégias da memória”. In: REN-NÓ, Rosângela. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac& Naify, 2003.
MONEGAL, Antonio. “Alfredo Jaar y el archivo de las Imágenes omitidas” ponencia pre-sentada en el Seminari Internacional Politques d ́arxiu: la noció d ́arxiu i les pràcti-ques artístiques conteporànies. Universitat de Girona, Girona, 19, 20, 21 de diciembre de 2011. Disponível em: diobma.udg.edu/handle/10256.1/2326
RENNÓ, Rosângela. 2011, s/p. In: ALBERTONI, Fernanda. Do domínio da informação a memórias materiais: estratégias do arquivo na obra Bibliotheca de Rosângela Rennó. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 5, n. 10, ano 5, dezembro de 2015.
http://www.smba.nl/en/exhibitions/the-marx-lounge/
http://www.smba.nl/static/en/exhibitions/the-marx-lounge/smba-newsletter-121.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade