“Transporte aos quadradinhos”: O chão como espaço de montagem nos trabalhos de Armanda Duarte
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234609172017004Mots-clés :
Arte contemporânea, Montagem, Coleção, Exposição, InstalaçãoRésumé
O artigo aborda um conjunto de cinco instalações da artista Armanda Duarte. A reflexão explora o modo como a artista contrapõe o caráter efêmero dos trabalhos e a precariedade de seus materiais com um rigor geométrico ou matemático. As operações de medição e deslocamento articuladas no trabalho, assim como a adoção do chão como espaço de apresentação são questões abordadas no texto, destacando sua vulnerabilidade e a adesão a uma montagem reversível e aberta. O artigo situa o pertencimento deste conjunto de instalações a uma coleção particular em comodato no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, em Portugal e as diferentes situações de exposição realizadas.
Téléchargements
Références
Ponge, Fancis. Alguns poemas. Lisboa: Cotovia, 1996.
Antelo, Raúl. “Arquivo: morte e linguagem” (Palestra na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 29 nov. 2005. Acesso 10 jan 2015. http://www.onetti.cce.ufsc.br/simposio/textosinvitados/raul/raul5.pdf
Bartholomeu, Cezar (org). “Dossiê Warburg” e Giorgio Agamben “Aby Warburg e a ciência sem nome” Arte & Ensaios n.19 (2009), 118-143.
Benjamin, Walter. “Pintura e Desenho. Sobre a Pintura ou Sinal e Mancha” in Molder, Maria Filome¬na. Matérias sensíveis. Lisboa: Relógio D ́Água, 1999, 11-17.
Benjamin, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMJ; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
Bois, Yve-Alain; Krauss, Rosalind. L’informe, mode d’emploi. Paris: Centre Pom-pidou, 1996.
Dias, Aline. “Porto, também no ano da cabra”, Homeless Monalisa (2015), acesso 16 mar. 2015, http://homelessmonalisa.com/obra/porto-tambem-no-ano-da-cabra/Didi-Huberman, Georges. Atlas ou A Gaia Ciencia Inquieta. Lisboa: KKYM+E-AUM, 2013.
Fernandes, Francisco Vaz. “Armanda Duarte: Combinações e jogos”, Pure, n.1 (2008).
Groys, Boris. “Sobre o colecionismo na época moderna”, in: Dávila, Mela (org.) Onnasch: aspects of contemporary art / aspectos da arte contemporânea. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Porto: Fundação de Serralves, 2001.
Guerreiro, António. “Aby Warburg e os arquivos da memória”, Enciclopédia e Hipertexto, acesso 12 fev. 2015, http://www.educ.fc.ul.pt/hyper/resources/aguerrei-ro-pwarburg/.
Hargreaves, Manuela, Colecionismo e Mercado de Arte em Portugal, O Territó-rio e o Mapa. Porto: Edições Afrontamento, 2013.
Jürgens, Sandra Vieira. “A Colecção Ivo Martins na Culturgest” in Proximidades e Acessos. Porto: Culturgest, 2004.
Jürgens, Sandra Vieira. “Arquivo Contemporâneo” in 321 m2 – Trabalhos de uma colecção particular. Coimbra: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 2001.
Krauss, Rosalind. La originalidad de la vanguardia y otros mitos modernos. Ma-drid: Alianza, 1996.
Martins, Ivo. Entrevista a Óscar Faria “Uma colecção é um ser vivo”, Público, abr. 2001.
Szeemann, Harald. “When atitudes become form” in Hegewisch, Katharina; Klu-ser, Bernd (org.). L ́Art de l ́Exposition, Une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siecle. Paris: Editions du Regard, 1998.
Tavares, Gonçalo M. “Breves notas sobre as ligações: Llansol, Molder e Zambra-no”. Florianópolis: UFSC, Casa da Palavra, 2010.
Vinçon, René. “Artifices d ́Exposition”. Paris: L ́Harmattan, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade