Diário de nuvem: reflexões sobre desenho e espaço
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020025Palavras-chave:
Diário de nuvem, Arte conceitual, Desenho, Processo artístico, Lugar e paisagemResumo
Este artigo aborda a pesquisa “Desenho de nuvem” desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo (sob orientação do Prof. Dr. Diego Rayck) e como Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Artes Plásticas (sob orientação da Prof. Dra. Aline Dias). A pesquisa é uma investigação de processo artístico sobre a série “Diário de nuvem”, trabalho em desenvolvimento desde maio de 2017, que compreende a realização diária de um desenho de observação de nuvens. Ao investir na continuidade desta proposta artística simultaneamente à investigação teórica acerca de noções de desenho, paisagem e práticas de registro diário encontradas na arte conceitual, inserindo-se no marco metodológico da pesquisa em artes. Diante das questões apontadas por “Diário de nuvem”os artistas On Kawara e Francis Alÿs são tomados como referência. Nas reflexões sobre as noções de lugar e paisagem são tomados o conceito detopofiliade Yi-Fu Tuan (2012) e a teoria deimersão espacialde Emanuele Coccia (2018).
Downloads
Referências
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 255p.
CAUQUELIN, A. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 196p.
COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018. 160p.
DIAS, A. Desenho e cartografias cotidianas. In: COELHO, E; VILLA, D. Cartografias cotidianas. Londrina: UEL, 2011. p. 21-35.
GOETHE, J. W. O jogo das nuvens. Lisboa: Assírio e Alvim, 2003. 110p.
Guggenheim. On Kawara, Paintings: Today Series/ Date Paintings. Disponível na internet via . Acessado em 30 mar. 2019.
Guggenheim. On Kawara, Postcards: I Got Up. Disponível na internet via . Acessado em 30 mar. 2019.
MoMA. Francis Alÿs, Tornado. Disponível na internet via . Acessado em 27 out. 2019.
REY, S. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In BRITES, B; TESSLER, E. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. p. 123-140.
TANIZAKI, J. Em louvor da sombra. Tradução: Leiko Gotoda. São Paulo: Penguin Companhia das letras, 2017. 72p.
TUAN, Y.. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012. 342p.
UNE histoire de vent. Direção: Joris Ivens e Marceline Loridan. Produção: Marceline Loridan. França: Capi Films e La Sept Cinéma, 1988. Bobina cinematográfica (80min), son., color., 35mm.
WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 80p.
World Meteorological Organization’s. International Cloud Atlas. Disponível na internet via . Acessado em 3 maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jakslaine Silva da Penha, Aline Maria Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade