Memetizando em sala de aula: memes, leitura de imagem e desafios da educação contemporânea

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0005

Mots-clés :

estudos culturais, cultura visual, formação de professores, educação, arte-educação

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar o potencial pedagógico dos memes em contextos escolares e debater sobre os desafios contemporâneo de se ensinar a ler linguagens visuais. Para desenvolvê-lo, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica, a partir dos Estudos Culturais e dos Estudos da Cultura Visual, e cujo desenvolvimento foi dividido em dois tópicos. No primeiro, debateu-se sobre as imagens como (trans)formadoras de identidades, inclusive nas salas de aula. No segundo, contextualizamos, histórica e visualmente, a criação dos memes e tematizamos as formas como esse artefato da cultura visual tem sido inserido nas salas de aula, como recurso didático. Nas considerações, refletimos sobre as expectativas e as realidades do acesso à tecnologia nos espaços educacionais contemporâneos articulando pesquisas elaboradas em diferentes momentos históricos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

<span>Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades.

Maria Fernanda Serrilho de Abreu Paulino, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Artes Visuais, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI e realiza pesquisas sobre Educação, Estudos Culturais, Cultura Visual e Memes. Foi bolsista de PIBIC na pesquisa: “Vai virar meme”: A cultura visual contemporânea dos memes em articulação com as (trans)formações identitárias dos sujeitos escolares.

Références

BAITELLO JÚNIOR, Norval. Podem as imagens devorar os corpos. Sala Preta, v. 7, p. 77-82, 2007.

BORRE, Luciana. As imagens que invadem as salas de aula: Reflexões sobre Cultura Visual. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2010.

CHAGAS, Viktor. Da memética aos estudos sobre memes: uma revisão da literatura concernente ao campo das últimas cinco décadas (1976-2019). In: CHAGAS, Viktor (Org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital, Salvador: EdUFBA, 2020, p. 23-78.

DAVISON, Patrick. A linguagem dos memes de internet: dez anos depois. In: CHAGAS, Viktor (Org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EdUFBA, 2020, p. 139-155.

DE ABREU, Cíntia Benak. Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II. Palavras ABEHrtas, 2021.

FERREIRA, Helena Maria; VILLARTA-NEDER, Marco Antônio; COE, Geanne dos Santos Cabral. Memes em sala de aula: possibilidades para a leitura das múltiplas semioses. Periferia, v. 11, n. 1, p. 114-139, 2019.

KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Memes on-line, afinidades e produção cultural. In: CHAGAS, Viktor (Org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EdUFBA, 2020, p. 85-126.

LEAL, Bruno. Nativos digitais, imigrantes digitais: quinze anos depois. In: BUENO, André. CREMA, Everton. ESTACHESKI, Dulceli (Orgs.). Para um Novo Amanhã: visões sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União da Vitória: Edição LAPHIS/Sobre Ontens, 2016.

MILTNER, Kate. Não há lugar para lulz nos LOLcats”: o papel do gênero midiático, do gênero sexual, e da identidade de grupo na interpretação e no divertimento a partir de um meme de internet. In: CHAGAS, Viktor (Org.). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Salvador: EdUFBA, 2020, p. 367-400.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-7, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Crítica Pós-Estruturalista e Educação. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 245-260.

Téléchargements

Publiée

2024-03-15

Comment citer

BALISCEI, João Paulo; PAULINO, Maria Fernanda Serrilho de Abreu. Memetizando em sala de aula: memes, leitura de imagem e desafios da educação contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24471. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática