Arte-ciência-tecnologia e sistemas da arte na era da cultura digital: contexto Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234606112014079Mots-clés :
arte-ciência-tecnologia, arte digital , culutra digital , sistema da arteRésumé
Este artigo propõe abordar a temática da arte-ciência-tecnologia na era da cultura digital a partir das suas relações com o sistema da arte vigente. Para isto nos baseamos em entrevistas disponibilizadas na publicação Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva (2014), a qual aponta caminhos para a pesquisa de doutorado da autora. Nesta oportunidade analisamos o contexto brasileiro em termos de produção-distribuição-consumo-preservação, a fim de constatar a inserção ou não da produção, também denominada arte digital, no sistema da arte contemporânea. A partir desta análise propomos uma reflexão sobre os sistemas da arte na contemporaneidade e a possibilidade de existência de um sistema particular para a arte-ciência-tecnologia em diálogo com o sistema da arte contemporânea, mas, sobretudo com a cultura do início do século XXI.
Téléchargements
Références
ARANTES, P. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.
BONNE, S. O efêmero tecnológico e a ausência da arte computacional nos acervos brasileiros. Tese de Doutorado UFRGS, 2013.
BOUSSO, V.D. Produção, difusão e mercado nas novas mídias. São Paulo: Instituto Sergio Motta, 2002.
FOSSATTI, M.; GEMETTO, J. Arte joven y cultura digital, 2011. [Livro eletrônico]. Dis- ponível em: < http://www.articaonline.com/descarga-el-e-book-arte-joven-y-cultura-digital >. Acesso em: 24 jul. 2014.
GASPARETTO, D A. O “curto-circuito” da arte digital no Brasil. 1.ed. Santa Maria: Edição da autora, 2014.
GASPARETTO, D. A (Org.). Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva. [Livro eletrônico] 1ed. Santa Maria: Editora Lab Piloto, 2014. Disponível em: < http://artedigitalbr.wix.com/circuito >. Acesso em: 24 jul. 2014.
KERN, D. Tradição em Paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas-tecnologias”. Porto Alegre: Edições Museu Julio de Catilhos, 2013.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. - 2 ed. - São Paulo: Aleph, 2009.
MACHADO, A. Tecnologia e arte contemporânea: como politizar o debate. Revista de Estudios Sociales nº 22, diciembre de 2005, 71-79.
PRADO, G. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário/Apresentação Arlindo Machado, Julio Plaza — São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
QUARANTA, D. Media, New Media, Postmedia. Milão: Postmedia Srl, 2010. SAVAZONI, R; COHN, S. Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
SHANKEN, E. Contemporary Art and New Media:Toward a Hibrid Discourse? Disponível em: < http://hybridge.files.wordpress.com/2011/02/hybrid-discourses-over- view-4.pdf >. Acesso em 28/07/2014.
SOGABE, M. Arte-tecnologia no Brasil: tecnologias e gerações. In: III Simpósio Nacional ABCiber - ESPM/SP, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Débora Aita Gasparetto 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade