Arte-ciência-tecnologia e sistemas da arte na era da cultura digital: contexto Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234606112014079Palabras clave:
arte-ciência-tecnologia, arte digital , culutra digital , sistema da arteResumen
Este artigo propõe abordar a temática da arte-ciência-tecnologia na era da cultura digital a partir das suas relações com o sistema da arte vigente. Para isto nos baseamos em entrevistas disponibilizadas na publicação Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva (2014), a qual aponta caminhos para a pesquisa de doutorado da autora. Nesta oportunidade analisamos o contexto brasileiro em termos de produção-distribuição-consumo-preservação, a fim de constatar a inserção ou não da produção, também denominada arte digital, no sistema da arte contemporânea. A partir desta análise propomos uma reflexão sobre os sistemas da arte na contemporaneidade e a possibilidade de existência de um sistema particular para a arte-ciência-tecnologia em diálogo com o sistema da arte contemporânea, mas, sobretudo com a cultura do início do século XXI.
Descargas
Citas
ARANTES, P. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Editora Senac, 2005.
BONNE, S. O efêmero tecnológico e a ausência da arte computacional nos acervos brasileiros. Tese de Doutorado UFRGS, 2013.
BOUSSO, V.D. Produção, difusão e mercado nas novas mídias. São Paulo: Instituto Sergio Motta, 2002.
FOSSATTI, M.; GEMETTO, J. Arte joven y cultura digital, 2011. [Livro eletrônico]. Dis- ponível em: < http://www.articaonline.com/descarga-el-e-book-arte-joven-y-cultura-digital >. Acesso em: 24 jul. 2014.
GASPARETTO, D A. O “curto-circuito” da arte digital no Brasil. 1.ed. Santa Maria: Edição da autora, 2014.
GASPARETTO, D. A (Org.). Arte-ciência-tecnologia: o sistema da arte em perspectiva. [Livro eletrônico] 1ed. Santa Maria: Editora Lab Piloto, 2014. Disponível em: < http://artedigitalbr.wix.com/circuito >. Acesso em: 24 jul. 2014.
KERN, D. Tradição em Paralaxe: a novíssima arte contemporânea sul-brasileira e as “velhas-tecnologias”. Porto Alegre: Edições Museu Julio de Catilhos, 2013.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. - 2 ed. - São Paulo: Aleph, 2009.
MACHADO, A. Tecnologia e arte contemporânea: como politizar o debate. Revista de Estudios Sociales nº 22, diciembre de 2005, 71-79.
PRADO, G. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário/Apresentação Arlindo Machado, Julio Plaza — São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
QUARANTA, D. Media, New Media, Postmedia. Milão: Postmedia Srl, 2010. SAVAZONI, R; COHN, S. Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
SHANKEN, E. Contemporary Art and New Media:Toward a Hibrid Discourse? Disponível em: < http://hybridge.files.wordpress.com/2011/02/hybrid-discourses-over- view-4.pdf >. Acesso em 28/07/2014.
SOGABE, M. Arte-tecnologia no Brasil: tecnologias e gerações. In: III Simpósio Nacional ABCiber - ESPM/SP, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Débora Aita Gasparetto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade