Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais: um estudo da materialidade das condições de trabalho do professor de Arte no Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234614322022013

Mots-clés :

Formação de professores, Trabalho pedagógico, Artes visuais

Résumé

O presente estudo tem como objetivo sistematizar as bases para análise dos 803 questionários que foram respondidos por professores da Educação Básica que atuam nas escolas ensinando artes. A equipe do projeto em rede Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes: Estudos comparados Brasil e Argentina, a partir de dois grupos de trabalho, organizou o processo de análise dos dados. Utilizou como procedimento de pesquisa o estudo bibliográfico, também a análise do processo metodológico de coleta e pré-organização dos dados, como fase anterior à análise. O estudo bibliográfico pretendeu refletir acerca da materialidade das condições de trabalho do professor de arte. Como resultado dessa fase, foi possível perceber a necessidade de formatação dos dados para a utilização do software NVIVO, assim como identificou que a precarização do trabalho e a falta de políticas públicas são elementos fundamentais para o processo de análise, porque implica diretamente no trabalho pedagógico. É certo que a valorização do professor e da arte e ainda o investimento no trabalho pedagógico são constituídos tanto por aspectos legais quanto pela práxis que se desenvolve no âmbito das características da docência. No entanto, o investimento na qualificação dos profissionais, em políticas de acesso à arte e à cultura, bem como nas condições de trabalho são fatores determinantes para que professores de arte cumpram com o seu papel social. Por isso, a práxis educativa não pode ser dissociada das condições que o estado desempenha no cumprimento de suas obrigações vinculadas à qualidade da Educação Pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora doutora da UDESC atuando na graduação e pós-graduação. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Observatório no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5794119392714925

Vera Lúcia Penzo Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora associada no Curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Doutora em Educação.
Membro do Observatório de Formação de Professores de Arte. Coordenadora da Rede Latino-Americana de Investigadores sobre a formação de professores de arte. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais/CNPq.
Presidente da Associação Sul-mato-grossense de Arte Educadores (ASMAE). Campo Grande-MS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6679510663681189

Références

ALVARENGA, V. M. Formação dos professores formadores nos cursos de graduação em Artes Visuais: estudos comparados entre Brasil e Argentina. Tese, PPGAV/UDESC, Florianópolis, 2020.

BUJÁN, F.; FRADE, I. N.; FONSECA DA SILVA. M. C. da R. Observatório da formação de professores de artes: uma rede de pesquisa na américa latina. Diálogos en Red, v. 1, Bogotá, p. 135-156, 2014.

CARNEVSKIS, C. Formação de Professores de Artes Visuais nas Universidades Públicas da Região Norte: Cultura e Arte no Currículo das Licenciaturas, Tese, PPGAV/UDESC, Florianópolis, 2018.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Campinas: Autores Associados, 2016.

FERNANDES, V. L. P. A formação de professores de artes visuais na região centrooeste: currículos e políticas. Revista Espaço do Currículo, v. 12, n. 3, p. 322–334, 2019. Disponível em: ttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/

ufpb.1983-1579.2019v12n3.46179. Acesso em: 17 out. 2020.

FONSECA DA SILVA, M. C. R.;. PERINI, J. e OLIVEIRA, V. L. A. professores de artes visuais e a pandemia da covid-19. Momento - Diálogos em Educação, v. 30, p. 99-122, 2021.

FONSECA DA SILVA, M. C. R. O processo criador na docência de artes visuais. In: Anais do 28º Encontro Nacional da ANPAP. Goiás: UFG, 2019. p. 2290-2304.

FONSECA DA SILVA, M. C. R.; AGOSTINHO, J. N.; ZANONI, C. P. Da contemporaneidade das artes visuais às contradições da sala de aula: a fala docente. In: Anais do XXVIII Encontro Nacional da ANPAP. Goiás: UFG, 2019. p. 2895-2901.

FONSECA DA SILVA, M. C. R.; RIZZI, M. C. S. L.; FRADE, I. N. Observatório da Formação de Professores de Artes no Brasil: Fricções e Movimentos. In: Anais do 21º Encontro Nacional da ANPAP. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. v. 1. p. 2318-2321.

FRADE, I. N.; ALVARENGA, A. M.; ARANHA, C. Epistemologias da Formação: o pensamento emergente na docência em artes visuais no eixo Norte/Sul. REVISTA GEARTE, v. 4, p. 509-524, 2014.

GOMES, V. A. F. M.; NUNES, C. M. F.; e PÁDUA, K. C. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 255, p. 277-296, maio/ago. 2019.

HILLESHEIM, G. B. D. Mercado de arte e sua interface com o trabalho docente: estratégias do capitalismo cultural. Tese, PPGAV/ UDESC. Florianópolis, 2018.

HILLESHEIM, G. B. D. Um olhar para as pesquisas que abordam a formação de professores de artes visuais: caminhos percorridos e a percorrer. Dissertação de mestrado, PPGAV - UDESC. Florianópolis, 2013.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

LIMA, M. F. A pesquisa no campo das políticas educacionais: contribuições de Antônio Gramsci. In.: SCHLESENER, A. H., MASSON, G. e SUBTIL, M. J. D. Marxismo (s) e educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2016.

MARKUS, G. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

MARX, K. O Capital. (Volume I). São Paulo: Nova Cultural. 1985.

MARX, K. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Abril Cultural. 1974.

MULLER, M. A formação de professores na pós-graduação em artes visuais no Sul do Brasil, Tese, PPGAV/ UDESC. Florianópolis, 2021.

MULLER, M. A pesquisa na formação de professores: uma análise curricular das licenciaturas em artes visuais no Rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado, PPGAV - UDESC. Florianópolis, 2017.

NEVES, L. M. W. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. In.: Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia.

PERINI, A. Arte e Cultura africana, afro-brasileira e indígena nas Licenciaturas em Artes Visuais do Maranhão. Tese, PPGAV/UDESC. Florianópolis, 2020.

SANTOS SILVA, C. Reverberações nos currículos das licenciaturas em Artes Visuais da Região Nordeste. Dissertação de mestrado, PPGAV - UDESC. Florianópolis, 2017.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da base nacional comum curricular. In.: MALANCHEN, J., MATOS, N, S.D. e ORSO, P. J. Campinas: Autores Associados, 2020.

SAVIANI, D. e DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021.

SCHLICHTA, C. A. B. D. Observatório do Paraná: o movimento curricular das licenciaturas em artes visuais. Revista Espaço do Currículo, v. 12, n. 3, p. 335–347, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article /view/

ufpb.1983-1579.2019v12n3.46193. Acesso em: 17 out. 2020.

SCHUTZ-FOERSTE, G. M.; CAMARGO, F. M. B. A formação de professores no estado do Espírito Santo: mediações na licenciatura em artes visuais. Revista Espaço do Currículo, v. 12, n. 3, p. 304–321, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/46152. Acesso em: 17 out. 2020.

SILVA, L. P. Os métodos educativos para o ensino de artes e suas influências na licenciatura em artes visuais. Dissertação de mestrado, PPGAV - UDESC. Florianópolis, 2018.

TACCA, M. C. V. R. (org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Trad. Maria Encarnación Moya. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Téléchargements

Publiée

2022-01-03

Comment citer

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; FERNANDES, Vera Lúcia Penzo. Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais: um estudo da materialidade das condições de trabalho do professor de Arte no Brasil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 13–29, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21190. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice