Quando eu leio, respiro
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613312021024Mots-clés :
Roni Horn, arte contemporânea, práticas de leitura e escrita, respiraçãoRésumé
Este artigo apresenta a produção da artista Roni Horn com foco nos percursos e contágios entre arte contemporânea e práticas de leitura e escrita. Evitando uma abordagem hierárquica ou categorizante, são tratados os seguintes aspectos: textos como margens e/ou travessias em seus trabalhos; títulos e notas de rodapé que constituem o trabalho artístico em indissociável conexão com imagens fotográficas (You are the weather, Still water e Another water); e trabalhos que dão corpo escultórico e/ou gráfico a sua leitura das obras de Simone Weill, Franz Kafka, Clarice Lispector e Emily Dickinson. A partir da relação entre desenho e respiração defendida pela artista, enquanto prática vital, corporal, continuada e ancorada no presente, propõe-se estender esta dimensão à escrita-leitura de Horn.
Téléchargements
Références
AUGUST, Laura. ‘REVIEW: Roni Horn, When I Breathe I Draw Part I’ at Menil Drawing Institute, 2019. Disponível em: http://artsandculturetx.com/review-roni--horn-when-i-breathe-i-draw-part-i-at-menil-drawing-institute/
BECKETT, Samuel. Malone morre. São Paulo: Codex, 2004.
BENJAMIN, Walter. “O Narrador, considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In.: Magia e Técnica, Arte e Política. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COOKE, Lynne. “Interview”. In.: HORN, Roni et al. Roni Horn. Londres: Phaidon, 2003.
DAUDT, Marianna Ilgenfritz; NEUMANN, Gerson Roberto. “Posfácio”. In.: TAWADA, Yoko. ÜBERSEEZUNGEN: retrato de uma língua e outras criações. Porto Alegre: Class, 2019.
DE DUVE, Thierry. “Focus”. In.: HORN, Roni; et al. Roni Horn. Londres: Phaidon, 2003.
DIAS, Aline. “A drawing does not stop: 8 notas sobre desenho como ponte”. Revista Valise, Porto Alegre, v.3, n.5, ano 3, jul. 2013.
DIAS, Aline. “texto de (fundo de) rio”. In.: STOLF, Raquel; MARTINOVISKY, Helder (org.). Textos / interlocuções. exposição river film / pedra fantasma / mar paradoxo. Florianópolis: Museu da Imagem e do som, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La Peinture Incarnée. Paris: Minuit, 1985.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
HANSEN, Julia de Carvalho. Como eu escrevo. Entrevista. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/julia-de-carvalho-hansen/ acesso 28 mai. 2021.
HORN, Roni et al. Roni Horn. Barcelona: Fundació Juan Miró, 2014.
HORN, Roni et.al. Roni Horn. Londres: Phaidon, 2003.
HORN, Roni. Another Wather (The River Thames, for Example). Göttingen: Steidel, 2011.
HORN, Roni. Journal of Contemporary Art. Entrevista, 1995. Disponível em http://www.jca-online.com/horn.html Acesso 29 mai. 2021.
HORN, Roni. Roni Horn aka Roni Horn. Vol. 2 Subject Index. Nova York, Göttingen: Whitney Museum, Steidl Verlag, 2009.
HORN, Roni. You are the weather. Zurique: Scalo, 1997.
LARROSA, Jorge. “A Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida”. Educação & Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.1, n.1, fev.,1976.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MBEMBE, Achille. “O direito universal à respiração”. Pandemia crítica. N-1 edições. Disponível em https://n-1edicoes.org/020
NERI, Louise. “Survey”. In: HORN, Roni et al. Roni Horn. Londres: Phaidon, 2003.
PEREC, Georges. Especies de espacios. Barcelona: Montesinos, 1999.
PEREC, Georges. Pensar/Clasificar. Barcelona: Gedisa, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. O espaço das palavras: de Mallarmé a Broodthaers. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
TAWADA, Yoko. ÜBERSEEZUNGEN: retrato de uma língua e outras criações. Porto Alegre: Class, 2019.
WEIL, Simone. O peso e a graça. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés aline maria dias 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade