Dilatação antropofágica
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613312021285Mots-clés :
Artes Visuais, Dilatação Antropofágica, Formação Estética Docente., PerformanceRésumé
Este ensaio visual traz o arranjo de oito radiografias editadas digitalmente pelo artista visual, performer, professor de arte Pedro Gottardi, vinculado ao Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Dilatação Antropofágica é parte de seus estudos, cuja origem se deu a partir de um acidente durante a execução da performance art “A Celebração de Nossa Carne”, em 2018 - uma iniciativa do artista e mestrando, no Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE). A performance art foi idealizada no componente curricular História da Arte V, durante a fase final de sua formação docente no Curso em Artes Visuais na FURB. O texto está escrito de forma biográfica, trazendo à baila seu relato vivido. Constitui-se em um hibridismo poético que se articula às estesias vividas na formação estética docente em Artes Visuais.
Téléchargements
Références
BARBA, E. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
COHEN, R. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DUFRENNE, M. O Poético. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.
DUNN, C. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Pedro Gottardi, Carla Carvalho 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade