Origami, a ciéma pliant
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234613312021268Mots-clés :
Cinéma pliant, Origami, Processus créatif, TranscréationRésumé
Ce texte traite du processus créatif du court métrage Origami (2019), transcrit à partir du récit
Devir. L’étude de cas est soutenue par la critique génétique (SALLES, 2008), dans la théorie de la
transcréation (CAMPOS, 2011) et la réflexion de Deleuze sur le Pli. De la fusion du concept d’origami avec le cinéma, on obitien le cinéma du pliage.
Téléchargements
Références
CAMPOS, Haroldo. Da transcriação – poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: Viva Voz, 2011.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
DELEUZE, Gilles. A dobra Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2005.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.
DELEUZE e GUATTARI. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, Michel. A história da loucura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.
NÓBREGA, Hélder P.C. Questionário do Projeto Afagos. Destinatário: Autor deste texto. João Pessoa: 22 out. 2019. 1 e-mail.
ROSSI, Dorival Campos; TEIXEIRA, Samanta Aline. Origami científico: a linguagem das dobraduras no design contemporâneo. Bauru: Revista FAAC, 2013.
RUFINO, José. Afagos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SALLES, Cecilia Almeida. Da Crítica Genética à Crítica de Processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.
SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: Fundamento dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, Editora da PUC de São Paulo, 2008.
VITÓRIO FILHO, Aldo; CORREIA, Marcos Blaster Fiore. Ponderações sobre aspectos metodológicos da investigação na cultura visual: seria possível metodologizar o enfrentamento elucidtativo das imagens? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
YAMADA, Tais Regina Ueno. Origami e design: a arte no desenvolvimento de produtos inovadores. In: BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins; Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro (orgs.) Interstícios da pesquisa nas artes visuais. Bauru, SP: Canal 6, 2017. p. 127-144.
YIGIT, Nergiz. Industrial Product Design by Using Two -Dimensional Material in the Context of Origamic Structure and Integrity. Dissertação (Master of Industrial Design). Izmar (Turquia): Izmir Institute of Technology, 2004. Disponível em: http://library.iyte.edu.tr/tezler/master/endustriurunleritasarimi/T000457.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade