Origami, um cinema de dobraduras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021268Palabras clave:
cinema de dobraduras, origami, processo criativo, transcriaçãoResumen
O presente artigo trata do processo de criação do curta metragem Origami (Brasil/Paraíba, 4’50”, 2019), de Hélder Nóbrega, transcriado a partir da obra literária Afagos de José Rufino. A fim de apresentar um trajeto criador, que consta em soluções práticas e conceituais sobre a transcriação de um texto basilar para o meio fílmico, utilizamos o paradigma construcionista, por meio de um estudo de caso, subsidiado pela crítica genética, de Cecília Almeida Salles (2008); na teoria da transcriação, de Haroldo de Campos (2011); atrelados ao pensamento de Gilles Deleuze acerca da Dobra. Por englobar o conceito de origami, oriundo do design, e sua aplicabilidade à cinematografia, o estudo deste processo criativo é nomeado como um cinema de dobraduras.
Descargas
Citas
CAMPOS, Haroldo. Da transcriação – poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: Viva Voz, 2011.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
DELEUZE, Gilles. A dobra Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2005.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.
DELEUZE e GUATTARI. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2013.
FOUCAULT, Michel. A história da loucura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.
NÓBREGA, Hélder P.C. Questionário do Projeto Afagos. Destinatário: Autor deste texto. João Pessoa: 22 out. 2019. 1 e-mail.
ROSSI, Dorival Campos; TEIXEIRA, Samanta Aline. Origami científico: a linguagem das dobraduras no design contemporâneo. Bauru: Revista FAAC, 2013.
RUFINO, José. Afagos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SALLES, Cecilia Almeida. Da Crítica Genética à Crítica de Processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.
SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: Fundamento dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, Editora da PUC de São Paulo, 2008.
VITÓRIO FILHO, Aldo; CORREIA, Marcos Blaster Fiore. Ponderações sobre aspectos metodológicos da investigação na cultura visual: seria possível metodologizar o enfrentamento elucidtativo das imagens? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
YAMADA, Tais Regina Ueno. Origami e design: a arte no desenvolvimento de produtos inovadores. In: BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins; Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro (orgs.) Interstícios da pesquisa nas artes visuais. Bauru, SP: Canal 6, 2017. p. 127-144.
YIGIT, Nergiz. Industrial Product Design by Using Two -Dimensional Material in the Context of Origamic Structure and Integrity. Dissertação (Master of Industrial Design). Izmar (Turquia): Izmir Institute of Technology, 2004. Disponível em: http://library.iyte.edu.tr/tezler/master/endustriurunleritasarimi/T000457.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade