A EVOLUÇÃO ARTÍSTICA E CIENTÍFICA DO ORIGAMI: Um estudo teórico e prático sobre a prática e técnicas das dobraduras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017142Palabras clave:
origami, inovação, arte, sustentabilidade, crease patternResumen
O presente artigo busca entender melhor como o origami foi inserido nas salas de aula e nas galerias de arte para depois se tornar um importante paradigma de inovação tecnológica, especialmente dentro da sustentabilidade. Para tal é feito uma revisão histórica baseada na trajetória de três artistas: Josef Albers, Ronald Resch e Lygia Clark. Investigando a evolução profissional de cada um, nota-se que muitos trabalhos profissionais e pesquisas multidisciplinares são inspirados nessas figuras modernas. Estudando aspectos apontados inicialmente pelos três artistas direta ou indiretamente, são analisados os componentes do origami como dobras-vale, dobras-montanha, crease pattern e o design do origami adaptado. Para complementação do estudo, é feito uma aplicação experimental de um protótipo de bolsa reaproveitando materiais usados; o objetivo é a comprovação prática das técnicas do origami levantadas no estudo, unindo o princípio das dobras com sustentabilidade.
Descargas
Citas
ABEL, Z. et al. Rigid Origami Vertices: Conditions and Forcing Sets. Cambridge University Press, Cambridge, v. 7, n. 1, p. 171-184, 2015.
ADLER, E. D. A New Unity! The art and pedagogy of Josef Albers. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - University of Maryland, College Park, 2004.
ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade (trad. Pier Luigi Cabra). 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
AZEVEDO, W. Os signos do design. São Paulo: Global, Col. Contato Imediato, 1994.
AYASKAN studio. [S.l.: s. n.], 2016. Disponível em: <http://ayaskan.com/work/growth/>. Acesso em: 31 ago. 2016.
BARACHINI, T. Lygia Clark e seus objetos de flexibilidade implícita. In: I CSO Congresso Internacional Criadores Sobre outras Obras (ed. João Paulo Queiroz), 2010, Lisboa. Anais eletrônicos... Lisboa: FBAUL, 2010. Disponível em: <http://cso.fba.ul.pt/atas.htm>. Acesso em: 07 set. 2016.
DELEUZE, G. A Dobra: Leibniz e o barroco (trad. Luiz B. T. Orlandi). Campinas: Papirus, 1991.
DEMAINE, E. D. et al. A review on curved creases in art, design and mathematics. Symmetry: Culture and Science, Hungria, v. 26, n. 2, p. 145-161, jul. 2015.
DE SOUZA, F. F. Clothes washing machine water reutilisation technique doubles efficiency, through recycling of the rinsing water to carry out the next wash. BR-9901898-A, 14 jun. 1999, 07 nov. 2000.
EDMONDSON, B. J. et al. An Offset Panel Technique for Thick Rigidily Foldable Origami. In: Proceedings of ASME 2014 International Design Engineering Technical Conferences & Computers and Information in Engineering Conference. Conferência... Buffalo: The American Society of Mechanical Engineers, 2014. (38, v. 5B). ISBN 978-0-7918-4637-7.
CASA vazia. Direção: Kim Ki-duk. Intérpretes: Seung-yeon Lee; Hyun-kyoon Lee; Hyuk-ho Kwon. Coreia do Sul: Kim Ki-Duk Film; Cineclick Asia, 2004. 1 DVD (88 min.) son., color.
EXPOSIÇÃO Lygia Clark: Uma retrospectiva. São Paulo: Itaú Cultural, 2012.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
______. O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação (trad. Raquel Abi-Sâmara). São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRANCIS, K. C. et al. From crease pattern to product: considerations to engineering origami-adapted designs. In: Proceedings of ASME 2014 International Design Engineering Technical Conferences & Computers and Information in Engineering Conference. Conferência... Buffalo: The American Society of Mechanical Engineers, 2014. (38, v. 5B), p. 1 – 15. ISBN: 978-0-7918-4637-7.
GJERDE, E. Origami Tessellations: Awe-Inspiring Geometric Designs. Massachusetts: A K Peters, 2008.
GREENBERG, H. C. et al. Identifying links between origami and compliant mechanisms. Mechanical Sciences, v. 2, p. 217-225, dez. 2011. DOI: 10.5194/ms-2-217-2011.
HULL, T. The combinatorics of flat folds: a survey. In: Origami 3: Third International Meeting of Origami Science, Mathematics, and Education. Encontro Internacional... Massachusetts: A K Peters, 2002.
HYDE, R. et al. Eyeglass: A Very Large Aperture Diffractive Space Telescope. In: Procee-dings of SPIE Highly Innovative Space Telescope Concepts (Ed. Howard A. MacEwen). Conferência... Washington: SPIE The International Society for Optics and Photonics, 2002. (v. 4849), p. 28-39. DOI: 10.1117/12.460420.
JOHNSON, S. De onde vêm as boas ideias (trad. Maria Luiza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2011.
KAZAZIAN, T. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável (trad. Eric Roland Rene Heneault). São Paulo: SENAC, 2005.
KOBAYASHI, H. KRESLING, B. VINCENT, J. F. V. The geometry of unfolding tree leaves. The Royal Society, Londres, v. 265, n. 1391, p. 147–198, 1998.
KURIBAYASHI, K. YOU, Z. A novel origami stent. In: Summer Bioengineering Conference, 2003, Key Biscayne. Conferência... Florida: Tulane University, 2003.
______. Expandable tubes with negative poisson’s ratio and their application in medicine. In: Origami 4 - Fourth International Meeting of Origami Science, Mathematics, and Education (org. Robert Lang), 2006, Pasadena. Encontro Internacional... Massachusetts: A K Peters, 2009.
KILLIAN, M. et al. Developable Surfaces with Curved Creases. In: RFR and Waagner--Biro Stahlbau AG. Advances in Architectural Geometry. Simpósio... Viena: Vienna University of Technology, 2008. (1, v. 1), p. 33-36. ISBN 978-0-7918-4637-7.
LANG, R. J. Origami 4: Fourth International Meeting of Origami Science, Mathematics, and Education. Massachusetts: A K Peters, 2009.
LANG, R. J. HULL, T. Origami design secrets: mathematical methods for an ancient art. Mathematical Intelligencer, Estados Unidos, v. 27, n. 2, p. 92-95, 2005.
LANG, R. J. IVERSON, P. W. YIM, M. Origami 5: Fifth International Meeting of Origami Science, Mathematics, and Education. Massachusetts: A K Peters, 2011.
MEDEIROS, I. A Relação entre corpo e subjetividade na obra de Lygia Clark. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 26, p. 36-58, jul. 2015. ISSN: 1981-9897.
MITANI, J. A Design Method for 3D Origami Based on Rotational Sweep. Computer-Aided Design and Applications, Estados Unidos, v. 6, n. 1, p. 69-79, 2009.
MIURA, K. Method of Packaging and Deployment of Large Membranes in Space. In: 31 st Congress of the International Astronautical Federation, 1980, Tóquio. Congresso... Japão: The Institute of Space and Astronautical Science report, dez. 1985 (618). ISSN: 02856808.
MORGAN, M. R. et al. Towards developing product applications of thick origami using the offset panel technique. Mechanical Sciences, Alemanha, v. 7, n. 1, p. 69-77, mar. 2016. ISSN: 2191-9151.
NAKAJIMA, Y. M. Moulding material from synthetic fibre scrap - e.g. reduced and ope-ned-up clothing pieces are mixed with thermoplastic plus additives. JP91052499-B, 13 mai. 1983, 12 ago. 1991.
RESCH, R. D. Construction-element. US4397902 A, 27 dez. 1977, 9 ago. 1983.
ROLNIK, S. Molda-se uma alma contemporânea: o vazio-pleno de Lygia Clark. In: LEÃO, L. (Org.). Interlab: Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras, 2002.
RON Resh official website. [S.l.: s. n.], 2016. Disponível em: <http://www.ronresch.org/ronresch/>. Acesso em: 28 jun. 2016.
SHUMAKOV, K. SHUMAKOV, Y. Origami Magic Ball Wonders: From dragon’s egg to hot air ballon. [S.I.]: Oriland, 2001.
SPERLING, D. M. Corpo + Arte = Arquitetura: Proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 26, p. 18-35, jul. 2015. ISSN: 1981-9897.
STEWART, I. Some assembly needed. Nature, Londres, v. 448, p. 419-419, jul. 2007.
SUN, P. WANG, J. LI, X. Heat reutilizing-type clothes dryer, has protective cover layer provided with air inlet, air cylinder formed with ventilation hole, and return air channel connected with air cylinder, where rear plate is connected with air inlet. CN-202744850-U, 06 jul. 2012, 20 fev. 2013.
TACHI, T. Rigid-Foldable Thick Origami. In: Origami 5: Fifth International Meeting of Origami Science, Mathematics, and Education (org. Robert Lang, Patsy W. Iverson, Mark Yim), 2010, Singapura. Encontro Internacional... Massachusetts: A K Peters, 2011.
TEIXEIRA, S. MARAR, J. F. ROSSI, D. C. Origami contemporâneo: um estudo sobre a arte em dobra e sua mutabilidade prática. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 94-113, dez. 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014094.
THE RON Resch Paper and Stick Film. Direção: Ronald D. Resch. [S.I.]: [s.n.], 1992. 1 vídeo online (41 min.) son., color. Disponível em: <https://vimeo.com/36122966>. Acesso em: 28 jun. 2016.
TSÉ, L. Tao-te king: O livro que revela Deus (trad. Huberto Rohden). São Paulo: Círcu-lo do Livro, 1991.
ZIRBEL, S. A. et al. Accommodating thickness in origami-based deployable arrays. In: Proceedings of ASME 2013 International Design Engineering Technical Conferences & Computers and Information in Engineering Conference. Conferência... Portland: The American Society of Mechanical Engineers, 2013. (37, v. 6B). ISBN: 978-0-7918-5594-2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade