Games em Investigação: Lendo Imagens em uma LAN House
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013101Palabras clave:
leitura de imagens, jogos eletrônicos, ensino de arteResumen
A leitura de imagens de jogos eletrônicos é o tema apresentado neste artigo. Aqui constam os dados de uma pesquisa desenvolvida para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, cujos sujeitos são estudantes que estão concluindo a Educação Básica no Colégio de Aplicação da UFSC. O principal referencial teórico é uma abordagem de leitura de imagens desenvolvida por Sandra Regina Ramalho e Oliveira, a partir da Semiótica Discursiva.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva; Porto Alegre, Fundação IOCHPE, 1991.
CATAPAN, Araci Hack. Tertium: o novo modo do ser, do saber e do aprender (construindo uma taxionomia para medição pedagógica em tecnologia de comunicação digital). Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
COELHO NETTO, J.T. Semiótica, Informação e Comunicação. Perspectiva: São Paulo, 1983.
GREIMAS, A. J. Semiótica Figurativa e Semiótica Plástica. Revista Brasileira de Semiótica. n. 4. (1984). Traduzido por J. Assis da Silva, impressa em tipos datilográficos.
NÖTH, Winfried. A semiótica no século XX. Anablume: São Paulo, 1996.
OLIVEIRA, Ana Claudia. Lisibilidade da imagem. Revista da FUNDARTEC. v.1, n.1(jan./jun. 2001) Montenegro: FUNDARTEC, 2001.
RAMAL, Andréa Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra Regina. Leitura de Imagens: uma busca de rizomas significantes. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 14., 2005, Goiânia.
Cultura Visual e desafios da pesquisa em artes. Goiânia, FAV/UFG, 2005, p. 430-439.
___________________. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2006.
___________________. Leitura de imagens para a Educação. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1998.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. Trad. Chelini, A, Paes, J. P. & Salum, I. N. Cultrix: São Paulo, 1969.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Débora da Rocha Gaspar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade