Leitura digital e intermedial: Orientações didáticas para uma mediação de leitura que integra diferentes linguagens artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0003

Palavras-chave:

transmedialidade, intermedialidade, literatura digital, mediação de leitura, raciocínio crítico

Resumo

Propomos uma reflexão sobre a forma como os ambientes digitais estão transformando a literatura do século XXI: analisamos as mudanças básicas na produção e recepção literária em ambientes virtuais e nas redes, onde nos centramos numa mudança fundamental: a intermídia, a hibridização das linguagens artísticos expressivos de forma sincrônica e diacrônica, especialmente a simbiose da linguagem visual e verbal-literária. Planejamos essas transformações, consolidadas na sociedade e conhecidas entre crianças e jovens leitores, que faltam nas aulas do Ensino Básico e Secundário e requerem estratégias interpretativas específicas. Por isso, propomos uma matriz, um modelo didático de referência para mediadores de leitura, para abordar fenómenos intermidiáticos (literários e artístico-visuais) com perspectiva críticas e dialógicas.

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Biografia do Autor

Mariona Masgrau Juanola, University of Girona

Profesora e investigadora de la Universitat de Girona especializada en poesía visual, literatura infantil  y didáctica de las artes intermediales y metodologías de enseñanza-aprendizaje activas y participativas. 

Karo Kunde, University of Girona

Profesora y investigadora de la Universitat de Girona, investiga la intermedialidad de la literatura infantil y juveni.

Débora da Rocha Gaspar, University of Girona

Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Especialização en Ensino das Artes Visuais pela mesma universidade; Mestrado em Educação pelo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Doutorado pela Universitat de Barcelona - UB; Posdoctorado pela Universitat de Girona -UdG; Professora e pesquisadora da Universitat de Girona - UdG.

Christian Arenas Delgado, University of Girona

Profesor de lengua y literatura,  licenciado en educación, con un postgrado en didáctica y dificultades lectoras. Actualmente compagina la docencia universitaria en la Universitat de Girona con la mediación literaria infantil.

 

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

MASGRAU JUANOLA, Mariona; KUNDE, Karo; GASPAR, Débora da Rocha; DELGADO, Christian Arenas. Leitura digital e intermedial: Orientações didáticas para uma mediação de leitura que integra diferentes linguagens artísticas: . Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0003. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24723. Acesso em: 19 abr. 2024.

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