No sofá com Huizinga: Autorretrato crítico assumindo a obra de arte como terreno da reflexão estética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613302021127

Palabras clave:

Autorretrato crítico, História da arte e regimes de verdade, Arte e reflexão estética, Arte transcendental

Resumen

Pretende-se uma reflexão do processo de análise e crítica das obras de arte, dentro dos regimes de verdade da história da arte, assumidos pela autora, que concebe as obras como terrenos da reflexão estética. Partindo de questões como “o que me/nos/vos motiva?”, ambiciona tecer uma colcha de retalhos que forme um autorretrato crítico. Desenvolvendo reflexões sobre conceitos como belo, enigma, intervalo, fruição estética, transcendente, entre outros, fornece um pano de fundo sobre sua atuação e seus valores como historiadora da arte, tentando responder minimamente ao que pensa da própria atuação, para ao final dizer que são as imagens que a chamam.

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Biografía del autor/a

Sandra Makowiecky, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Titular da UDESC- graduação, mestrado e doutorado em Artes Visuais do PPGAV-CEART. Membro da ABCA. Membro da AICA. Membro do CBHA. Membro da ANPAP. Membro do IHGSC. Coordenadora do MESCUDESC.

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Publicado

2021-05-01

Cómo citar

MAKOWIECKY, Sandra. No sofá com Huizinga: Autorretrato crítico assumindo a obra de arte como terreno da reflexão estética: . Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 30, p. 127–147, 2021. DOI: 10.5965/2175234613302021127. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/19751. Acesso em: 21 nov. 2024.