APONTAMENTOS INICIAIS- YARA GUASQUE: Do Pictórico Ao Digital
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605092013264Palavras-chave:
imersão , pictórico, expressionismo abstrato, arte visual , telepresençaResumo
Este artigo visa analisar e registrar a transição do pictórico ao digital no pensamento e na produção da artista Yara Guasque, professora do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora em arte e tecnologia. Seu percurso artístico e intelectual parte de uma produção pictórica nos anos 80 e 90, centrada em pinturas monocromáticas de grandes dimensões com aplicação de têmpera sobre lona, na qual encontramos questões formais como cor e dimensão, que a aproximam dos artistas expressionistas abstratos da década de 50, especialmente com Mark Rothko, artista de maior aproximação. Transfere-se para o campo das artes digitais a partir dos anos 2000, cujos trabalhos tornam-se ainda mais experimentais e colaborativos. Percurso sintomático da atual mudança de paradigmas analógico/digital, o artigo busca analisar os atravessamentos do conceito de imersão tanto na produção pictórica quanto na produção digital realizada pela artista. Partindo das possibilidades imersivas do campo pictórico chega-se ao estudo da imersão em telepresença nos trabalhos experimentais realizados pelos grupos Perforum Desterro e Perforum São Paulo, coordenados, respectivamente, por Yara Guasque e Artur Matuck.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Trauerspiel and tragedy.In: Selected writings (vol.1).Cambridge (Mass.).: Belknap Press, 2004.
BOIS, Yve-Alain. A Pintura como Modelo. São Paulo, Martins Fontes. 2009.
COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.
GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. Editora UNESP, Editora Sesc. São Paulo, 2007.
Guasque, Yara; Araujo, Yara R. G. Elementos estruturais de 'Para uma teoria das cores' de Goethe. Florianópolis, 1998. 99 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G.Telepresença: interação e interfaces. Editora PUC, São Paulo, 2003.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G..Perforum Desterro e Perforum São Paulo: repensando a colaboração entre a periferia e os centros. Disponível em:<http://webartes.dominiotemporario.com/performancecorpopolitica/textes%20pdf/yar a%20perforum%20desterro.pdf>. Acesso: 04 jul. 2013.
GUASQUE, Yara; Araujo, Yara R. G. (Tele)+Presença e VR. Disponível em:<http://www.compos.org.br/data/biblioteca_914.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013.
READ, Herbert. História da pintura moderna. São Paulo: Círculo do Livro, 1974. WOLFE, Tom. A palavra pintada. Porto Alegre: LPM, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Sandra Makowiecky, Luciana Marcelino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade