Editorial: Desafios de ensinar linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0001

Palavras-chave:

linguagens estéticas, ensino de linguagens, leitura de imagens

Resumo

Este dossiê dedicado aos Desafios de Ensinar Linguagens propõe-se problematizar questões relacionadas aos complexos processos de ensinar a ler linguagens, não apenas linguagens visuais stricto sensu, mas outras como a sonora, a moda, o design, a urbanística, as miscigenadas, como a audiovisual ou dos livros ilustrados e mesmo a linguagem verbal, em diálogo próximo ou em cotejamento com a visualidade. Compõe-se de doze artigos de diversas áreas de conhecimento, de abordagens teóricas e instituições e celebra igualmente a colaboração entre o PPGAV, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e o GREPAIGrup de Recerca em Educació, Patrimoni i Arts Intermèdia,da Universidade de Girona/UdG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora atuante e professora aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação, no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares/NEST - CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual e Ensino de Arte, em escolas e espaços culturais.

Roser Juanola Terradellas, University of Girona

Mestre e licenciada em Belas Artes pela Universitat de Barcelona. Doutora em Filosofia e Letras e Ciências da Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Professora da UAB e pesquisadora principal na pesquisa de Arte e Educação da Universitat de Girona (UdG).

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e; TERRADELLAS, Roser Juanola. Editorial: Desafios de ensinar linguagens. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–7, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0001. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24991. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)