A arte e o tempo: a talha da Capela-Mor da Igreja Nossa Senhora Madre de Deus, em Recife

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0010

Palavras-chave:

Igreja de Nossa Madre de Deus, ornamentação, restauração

Resumo

A capela-mor da Igreja de Nossa Senhora Madre de Deus, situada na cidade do Recife, recebeu ornamentação em talha dourada e policromada que ilustra o quadro da arte sacra setecentista no contexto da América portuguesa. No entanto, desperta atenção a completa ausência de registros coevos que indiquem o decurso que assinalou a confecção da arte para o templo, os oficiais envolvidos nesses afazeres e as datas de execução dos trabalhos. Com o interesse de averiguar a constituição ornamental da referida capela-mor e discorrer sobre sua conformação plástica e estética, este trabalho objetivou analisar a decoração da capela-mor da Madre de Deus. Especificamente, buscou sistematizar as etapas fundamentais que assinalaram a modificação de sua ambiência, ampliar o entendimento de sua história, atenuar fração das inúmeras omissões envolvendo a narrativa da arte religiosa recifense. A partir de análises documentais e históricas, e de referencial teórico que reúne autores como Bazin (1983), Bohrer (2015) e Pedrosa (2019), dentre outros, foi possível mapear informações que elucidam parte da decoração produzida para esse espaço foi destruída por incêndio no ano de 1971; identificar fotografias que ilustram como foi a decoração exposta na capela-mor antes desse acidente; conhecer os processos de restauro concluídos em 1983 e 2006, os métodos empregados para a concretização desses serviços e os resultados alcançados.

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Biografia do Autor

Aziz José de Oliveira Pedrosa, Minas Gerais State University

Aziz José de Oliveira Pedrosa é bacharel em Designer, especialista em História e Cultura da Arte, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo. Cumpriu residência pós-doutoral na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, é professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde leciona a disciplina de História Crítica da Arte e do Design. Como pesquisador investiga temáticas relacionadas à arte, à arquitetura e à cultura colonial luso-brasileira (séculos XVIII e XIX). No doutorado concluiu a tese vencedora do Prêmio Científico Mário Quartin Graça (Portugal - 2017), categoria Ciências Sociais e Humanas. Membro dos grupos de pesquisa: Imagem e Preservação (UFMG), Laboratório Interpretar Arquitetura - LIA (UFMG), Núcleo de Estudos da Arte Luso Mineira (IFMG - Ouro Preto), Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João Del-Rei, European Network of Brazilianists working in Cultural Analysis.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

PEDROSA, Aziz José de Oliveira. A arte e o tempo: a talha da Capela-Mor da Igreja Nossa Senhora Madre de Deus, em Recife: . Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 01–29, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23027. Acesso em: 22 dez. 2024.