Raymundo Colares e o cinema: dos gibis aos filmes em super-8

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0011

Palavras-chave:

Raymundo Colares, filmes de artista, gibi, super-8

Resumo

A desarticulação de estruturas visuais é uma das principais questões que Raymundo Colares desenvolve em seu percurso poético. Este artigo busca responder qual é a relação de proximidade que seus trabalhos suscitam com a ideia de sensação do movimento da imagem, princípio fundamental do cinema. Para isso, analisa a série de trabalho que o artista denomina de Gibi e os relaciona com a técnica de montagem cinematográfica. Em um segundo momento, o texto reflete sobre os três filmes que Colares realizou, buscando demostrar como esses trabalhos fazem parte dessa sua pesquisa de desarticulação visual, e podem ser vistos como uma forma de pintura em movimento.

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Biografia do Autor

Mario Caillaux, University of Brasília

Doutorando em História e Teoria da Arte pela UNB. Sua pesquisa é focada na relação entre as imagens em movimento e a arte contemporânea. Lattes: https://lattes.cnpq.br/5240237343699696  E-mail:marcaillaux@gmail.com

Marcelo Mari, University of Brasília

Professor de Teoria e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da UNB. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8059077343813699  E-mail: marcelomari.vis@gmail.com

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

CAILLAUX, Mario; MARI, Marcelo. Raymundo Colares e o cinema: dos gibis aos filmes em super-8. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22723. Acesso em: 5 nov. 2024.