Sobre potências a serem emprestadas do trabalho de arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023113Palavras-chave:
Exposição de arte, Mediação, Curadoria, Empatia, Arte contemporâneaResumo
O presente artigo pretende demonstrar a importância da mediação como derivação ativa das curadorias em exposições de arte, destacando-se os conceitos associados às ações desta natureza, desenvolvidas pela Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Escolhemos a exposição "Empresta-me um de seus dias", do edital "Arte Londrina"', e dela o trabalho ''Espaço para gerar espaço'', do artista Gabriel Bonfim, para as conexões entre trabalho de arte e mediação. Empatia, escuta e performatividade são conceitos que norteiam as questões aqui propostas.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
DIAS, Antonio. Antonio Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2013.
DINIZ, Clarissa. O outro nunca se apresenta de frente. In: VILLA, Danillo (org.). Arte Londrina 7. Londrina: UEL, 2019.
HERKENHOFF, Paulo; HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Manobras Radicais. São Paulo: CCBB, 2006.
LANGER, Suzanne. Sentimento e forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2006.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEÏ Comunicação, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Danillo Villa, Gabriel Augusto de Paula Bonfim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade