Conexões entre Arte, Ciências e Educação: experimentando o conceito de museu imaginário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019013

Palavras-chave:

museu imaginário, educação, arte, ciências

Resumo

O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a  arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.

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Biografia do Autor

Antonio Almeida Silva, State University of Feira de Santana

Professor Adjunto de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil. Membro participante do grupo de Pesquisa Carta-Imagem (Grupo de Estudos e Pesquisa em Imagem, Memória e Educação). Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2018. Tese defendida sobre título: “Laboratórios dos despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência”. Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009). Graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002).

Glòria Jové, University of Lleida

Professora Universidade de Lleida, Espanha, no departamento de pedagogia. Faço parte do grupo de pesquisa DHIGECS (Didàctica de la Història, la Geografia i altres Ciències Socials) e coordeno a linha de pesquisa educação inclusiva e o grupo “espai híbrid”. Doutora em Ciências da educação concentra seu ensino e pesquisa sobre como o ambiente de aprendizagem através da arte de inter e transdisciplinar, nesse território nos permite tornar-se professores reflexivos, criativos, críticos e inclusivos, capazes de responder a hetorogeneidade das salas de aula do século XXI. Esta abordagem está descrita no livro “Maestras contemporâneas” de 2017.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

SILVA, Antonio Almeida; JOVÉ, Glòria. Conexões entre Arte, Ciências e Educação: experimentando o conceito de museu imaginário. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 13–33, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigos Seção temática