Conexões entre Arte, Ciências e Educação: experimentando o conceito de museu imaginário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611252019013

Palavras-chave:

museu imaginário, educação, arte, ciências

Resumo

O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a  arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Almeida Silva, State University of Feira de Santana

Professor Adjunto de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil. Membro participante do grupo de Pesquisa Carta-Imagem (Grupo de Estudos e Pesquisa em Imagem, Memória e Educação). Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2018. Tese defendida sobre título: “Laboratórios dos despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência”. Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009). Graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002).

Glòria Jové, University of Lleida

Professora Universidade de Lleida, Espanha, no departamento de pedagogia. Faço parte do grupo de pesquisa DHIGECS (Didàctica de la Història, la Geografia i altres Ciències Socials) e coordeno a linha de pesquisa educação inclusiva e o grupo “espai híbrid”. Doutora em Ciências da educação concentra seu ensino e pesquisa sobre como o ambiente de aprendizagem através da arte de inter e transdisciplinar, nesse território nos permite tornar-se professores reflexivos, criativos, críticos e inclusivos, capazes de responder a hetorogeneidade das salas de aula do século XXI. Esta abordagem está descrita no livro “Maestras contemporâneas” de 2017.

Referências

ANDRADE, B. L.; ZYLBERSZTAJN, A.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. ENSAIO - Pesquisa em Edu-cação em Ciências. Bauru:Revista Ciência & Educação, 2009.

BARROS, Manoel de. Gramática expositiva do chão (Poesia quase toda). Rio de Janei-ro: Civilização Brasileira. 2ª ed. 1990.

______.Arranjos para Assobio. 2ª ed. Rio de Janeiro, Record, 1998.

BONASTRA, Q; JOVE, G. Le grand jeu à venir. Un manifiesto educativo a partir del discurso situacionista sobre lo urbano. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales Universitat de Barcelona. Vol. XXI. Núm. 573; 1 de septiembre, 2017.

CASTELLS, M. Museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço. Musas, Revista Brasileira de Museus e Museologia, Brasília, ano 7, n. 5, p. 8-21, 2010.

DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil J. Mode d’emploi du détournement. Les Lèvres nues, nº 8, mai 1956.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

______. Rizoma, Introducción. Valencia: Pre-Textos, 2000.

______. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

EISNER, E. El arte y la creación de la mente: el papel de las artes visuales en la trans-formación de la conciencia. Barcelona: Editorial Paidós Ibérica, 2004.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Edusp, 2008.

JOVÉ, G. Maestras contemporáneas. Lleida: Publicaciones de la Universidad de Lleida, 2017.

______. (a) Marrones enferrujados: Encuentros y devenires en la formación. Un es-pacio híbrido entre arte y educación, en Instantes-já da formaçao docente em artes. Peterson, S y Augustowsky, G, Terracota. São Paolo, 2019.

______.(b) Poluições interdisciplinares com marrones enfurrejados, em formação dos educadores. Contaminações interdisciplinares com arte, na pedagogia e na mediao cultural. Em Martins, M., faria, A.; Lombardi, L. terracota. São Paulo, 2019.

LINS, Daniel. Mangue’s school ou por uma pedagogia rizomática. Educação & So-ciedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1229-1256, set./dez.2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 3 Agos. 2000.

MALRAUX, A. O Museu imaginário. Lisboa: Ed. 70, 2006. (Col. Arte e Comunicação).

______. Discours au Brésil – Palavras no Brasil. Org. Edson Rosa da Silva. Rio de Ja-neiro: Funarte, 2011.

OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. Dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.

O’SULLIVAN, S. Art encounters Deleuze and Guattari: Thought beyond representa-tion. London: Palgrave Macmillan. 2006.

PEREC, G. Lo infraordinario. Trad. Mercedes Cebrián. Madrid: Impedimenta, 2010.

SANDELL, Richard. Museums, Society and Inequality. London: Routledge, 2002.

SILVA, A.A. da. Laboratórios dos Despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciên-cia. 2018. 1 recurso online (118 p.). Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Cam-pinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: SILVA, Antonio Almeida da. Laboratórios dos Despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência. 2018. Disponível em:<http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/332709/1/Silva_AntonioAlmeidaDa_D.pdf>. Acesso em: 3 Agos. 2019.

SILVA, Edson Rosa da. La littérature et la culture à l’ère de la mondialisation: essai sur André Malraux. Censive: Revue internationale d’études lusophones, v. 1, p. 81-92, 2007.

ZEICHNER, K., Nuevas epistemologías en la formación del profesorado. Repensando las conexiones entre las asignaturas del campus y las experiencias de prácticas en la formación del profesorado en la universidad. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, 68, 2010, pp. 123-150.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

SILVA, Antonio Almeida; JOVÉ, Glòria. Conexões entre Arte, Ciências e Educação: experimentando o conceito de museu imaginário. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 25, p. 13–33, 2019. DOI: 10.5965/2175234611252019013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15995. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática