“ABRINDO VELAS, PESCANDO CULTURAS”: Memória social, patrimônio cultural e defesa do território tradicional da comunidade de Caetanos de Cima no assentamento Sabiaguaba em Amontada, CE

Autores

  • Lígia Rodrigues Holanda Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016077

Palavras-chave:

memória social , patrimônio culutral , territorialidade

Resumo

O artigo ora apresentado é um relato da pesquisa-ação desenvolvida na comunidade de Caetanos de Cima - Assentamento Sabiaguaba, através do curso de Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo, vinculado a Universidade Federal do Cariri. Buscamos analisar o processo de construção da memória social da comunidade de Caetanos de Cima, suas interfaces com as diversas manifestações culturais e com a luta pela defesa do território tradicional. Para tanto nos ancoramos na metodologia da História Oral, na realização de um inventário do patrimônio, entendido aqui como uma “cartografia dos sentidos” e, na proposição de vivências estéticas relacionadas à linguagem da fotografia. Esta pesquisa-ação teve como culminância a construção coletiva da exposição “Terral: coisas que o vento conta”, com a participação de diversos membros da comunidade. 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Rodrigues Holanda, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, possui especialização em História do Brasil e do Ceará pela Faculdade Darcy Ribeiro e em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo pela UFCA/PRONERA. Atualmente está cursando o Mestrado Interdiciplinar em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Ao longo de sua trajetória vem atuando nas áreas de movimentos sociais, territórios tradicionais, cultura e patrimônio cultural e, arte e educação. 

Referências

ALBERTI, Verena. Fontes orais: histórias dentro da história. In PINSKY, Carla Bassaneze. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BLOC,March. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.BRASIL. Decreto nº 3.555 de agosto de 2000. Institui o registro dos bens culturais de natureza imaterial que constituem patrimônio cultural bra- sileiro. Cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Legislação sobre patrimônio cultural. 2. ed. Brasília: Câ- mara dos Deputados, Edição Câmara, 2013.

CALABRE, Lia. Políticas Culturais no Brasil: Balanço e perspectivas. III ENECULT. Salvador, Bahia: 2007. Disponível em Acessado em 05/02/2015 às 11hs.

CALDART, Roseli. Educação do Campo, et al (Orgs). Dicionário de Edu- cação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular 2013.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante saber pensar e intervir juntos. Bra- sília: Liber Livro Editora, 2. ed, 2008.

FREITAS NETO, Ariano Moraes. O ato fotográfico na contemporanei- dade e a busca por uma fotografia de novas sensações. No prelo.

HALL, Stuart. A questão da identidade cultural. In JACINTO, Andréa B. M; FRANGELLA, Simone M. (Trad.). Textos didáticos Campinas. São Paulo: IFCH/UNICAMP, 1998.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Uni- camp, 2012.

LIMA, Solange Ferraz de. CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: Usos sociais e historiográficos. In PINSK, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de. (Orgs.) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: Por uma antropologia da territorialidade. Série Antropologia. Disponível em <http://www.direito.mppr.mp.br/arquivos/File/PaulLittle1.pdf>. Acessado em 06 de dezembro de 2016.

NOGUEIRA, Gilberto Ramos. Patrimônio Cultural e novas políticas de memória. In. RIOS, Kênia Sousa; FILHO, João Ernani Furtado (Org.) Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.

NORA, Pierre. Entre memória e história – a problemática dos lugares. In Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, 1993.

OLIVEIRA JÚNIOR, Gerson Augusto. O encanto das águas: a relação dos Tremembé com a natureza. Fortaleza: Museu do Ceará/ Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, 2006.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. In Revista eletrônica da PUC. Disponível em <http://revistas.pucsp.br/idex.php/revph/article/viewFile/11233/8240>

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/ COPEDOC. 2007.

TARDIN, José Maria. Cultura camponesa. In CALDART, Roseli Salete; et al (Orgs). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2013.

TOMAZ, Paulo Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. In Revista de história e estudos culturais, v. 7, Ano VII, n. 2, 2010.

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

HOLANDA, Lígia Rodrigues. “ABRINDO VELAS, PESCANDO CULTURAS”: Memória social, patrimônio cultural e defesa do território tradicional da comunidade de Caetanos de Cima no assentamento Sabiaguaba em Amontada, CE. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 77–92, 2017. DOI: 10.5965/2358092515152016077. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7846. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê