Entre o Gesto e o Olhar da Criança, quem forma quem?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019067Palavras-chave:
dança, pedagogia, criançaResumo
A partir da observação de um breve acontecimento após uma das performances da Cia de Dança Teatro Xirê para público formado por crianças de 2 a 6 anos, o presente artigo propõe a reflexão sobre os processos formativos postos em jogo no modo como a Cia concebe a dança contemporânea para a fruição de crianças. Considerando a trajetória de vinte anos da Cia Xirê, tomando o olhar da criança como o principal balizador de suas investigações e construções poéticas, o texto questiona a posição de aprendiz a que estão, em geral, submetidas as crianças nos processos criativos a elas direcionados, e sugere uma inversão, ou, ao menos, uma mudança de estatuto nas dinâmicas formativas implicadas na fruição artística contemporânea por parte do público por elas formado.
Downloads
Referências
BARDET, Marie. A Filosofia da Dança: um encontro entre dança
e filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Coleção Passo a Passo
Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
IKEOKA, Tânia Tiemi. Travessias ético-políticas: estudos em atuação com a Cia de Dança Teatro Xirê, com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e com o Grupo de Estudo Contorno de Ações. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Unirio, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2016.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
NEDER, Fernando. Steve Paxton entrevistado por Fernando Neder. Revista O Percevejo Online, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/ article/view/1443/1247>. Último acesso em: 4 nov. 2017.
QUITES, T. Tiago Quites: depoimento [abr. 2018]. Entrevistador: Andrea Nascimento Elias. Rio de Janeiro, 2018. Entrevista concedida para elaboração de tese de Doutorado da entrevistadora.
SCHULMANN, Nathalie. Da Prática do Jogo ao Domínio do Gesto. Em Lições de Dança 1. UniverCidade Editora: Rio de Janeiro, [1999?]. p. 103- 120.
UM EXERCÍCIO com mapas e redes indeterminadas do comum. Laboratório de Sensibilidades, São Paulo, 17 jun. 2014. Disponível em: . Último acesso: 29 abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.