Stan Getz em Samba de uma Nota Só: Um exemplo da conjunção das abordagens horizontal e vertical na construção de uma coerência na improvisação.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092515152016111Palabras clave:
stan Getz , improvisação , hibridísmoResumen
Estudo analítico da improvisação de Stan Getz e outros aspectos interpretativos presentes em Samba de uma Nota Só, faixa do álbum Jazz Samba lançado em 1962. A partir do registro fonográfico, cuja transcrição foi realizada pelo autor do presente artigo, observa-se como o saxofonista desenvolve, a partir da conjunção das abordagens horizontal e vertical (RUSSEL 2001), uma improvisação coerente. Outrossim, confirma-se elementos do cool jazz e do bebop, duas das instancias artísticas até então vivenciadas pelo músico e que estão atreladas ao seu estilo pessoal. No que diz respeito a outras questões de interpretação, são flagradas adaptações da composição de Tom Jobim e Newton Mendonça vinculadas aos moldes da linguagem jazzista. A análise revela também questões de hibridismo entre a linguagem da música norte americana e a brasileira. Com isso, o trabalho significa uma contribuição aos estudos sobre improvisação, vindo a somar-se na perspectiva das práticas interpretativas em música popular.Descargas
Citas
BELLEST, Christian & MALSON, Lucien: Jazz. São Paulo: Papirus Editora, 1989.
BJERSTEDT, Sven. Storytelling in Jazz Improvisation: Implications of a Rich Intermedial Metaphor. Lund University, Malmö Faculty of Fine and Performing Arts, Department of Research in Music Education, 2014.
CHEDIAK, Almir. SongBook Bossa Nova. Rio de Janeiro: Lumiar, v. 1, 1990.
FABRIS, Bernardo Vescovi. Catita de K-Ximbinho e a interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (Dissertação de Mestrado).
FRANCIS, Andre. Jazz: Opus 86. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GARCIA, Walter. Bim Bom: A contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Campinas: Opus, Revista da ANPPOM, nº. 11, p. 197 a p. 207, 2005.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p. 103-112, 2011.
RUSSELL, George - Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization – Concept Publish Company, 40 Shepard Street; Cambridge.
WOLFE, Marcus. Stan Getz: Forgotten Bebop Tenor Saxophonist. Dissertation (Doctor in Music). University of Illinois at Urbana-Champaign, 2009.
GETZ, Stan e BYRD, Charlie. Jazz Samba. Washington, DC. Verve. V/V6-8432.1962.
TELLES, Sylvia: Amor em Hi-Fi. Rio de Janeiro, Brasil. Philips. P 630.419 L. 1960.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.