Do Desenho ao Design: a experiência do professor Célio no centro de artes

Autores/as

  • Ana Ester Correia Madeira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092513132015154

Palabras clave:

experiência docente , conhecimento profissional , memória

Resumen

O professor Célio Teodorico dos Santos, Mestre em Engenharia de Produção (UFSC) e Doutor em Engenharia Mecânica (UFSC), é um dos docentes mais antigos do Centro de Artes (CEART), pois atua neste espaço há 19 anos, sendo que o centro existe há 30 anos. Sua atuação iniciou na montagem do primeiro Laboratório Brasileiro de Design (LBDI) em 1984, projeto do qual participou ativamente até 1996, quando ingressou no corpo docente da UDESC, como professor do primeiro Curso de Design de Santa Catarina. Sua trajetória foi marcada por atuações na sala de aula ministrando diversas disciplinas na área, pesquisando sobre o seu objeto de estudo e atuando na administração do departamento de Design. Este relato é parte do projeto “Dossiê: CEART 30 anos” que tem como tema a história da docência neste espaço. Através da metodologia da história oral, pretende-se dar vida à experiência deste profissional, destacando fatos e reflexões relatados por ele dentro do Centro de Artes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Ester Correia Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ana Ester é Mestre e Licenciada em Música (UDESC, 2012; 2015), integrante do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente, coordenado pela Professora Dra. Teresa Mateiro. Atua como professora de música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental no Colégio Jardim Anchieta. É cantora, compositora e atriz, atuando no Grupo de Evangelização Infantil Semeando a Esperança. É corista (soprano) e pianista no Coral Vozes de Sião na Assembleia de Deus em Florianópolis (SC), também professora de dança e piano na mesma instituição. Dedica-se a estudar temas que abrangem a formação docente do educador musical, a música na escola e a motivação para a aprendizagem.

Citas

ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

BARBOSA, Roldão Ribeiro. O uso da história oral na pesquisa em educação no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju. Anais... Aracaju: UFSE, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2010.

Publicado

2015-10-01

Cómo citar

MADEIRA, Ana Ester Correia. Do Desenho ao Design: a experiência do professor Célio no centro de artes. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 154–163, 2015. DOI: 10.5965/2358092513132015154. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6125. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos - Tempo Presente