Geraldo Mazzi e o painel “Homenagem”- A imagem do outro, a aura
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092513132015009Palabras clave:
Geraldo Mazzi , centro de artes , serigrafiaResumen
A escolha do artista e da obra “Homenagem” tem como objetivo discutir o moderno inserido na produção contemporânea, dentro de um Centro de Artes que forma artistas e licenciados em artes visuais. Selecionou-se o artista catarinense Geraldo Mazzi, que foi professor de serigrafia do Centro de Artes, e o painel exposto no Hall de entrada do Centro de Artes. A obra, assinada por Mazzi em 2002, ano em que este foi homenageado na exposição “Extra!”, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), suscitou perguntas que surgiram no intuito de formar a problemática para pensar o painel “Homenagem”, que, além de ser uma referência ao lugar, nos faz pensar no conceito de aura e na imagem do outro. Mas qual sua relação com o espaço? O que está ali retratado? Como discutir o seu estatuto como obra e patrimônio, dotado de memória e significações?
Descargas
Citas
ANTELO, R. Potências da Imagem. Chapecó: Argos, 2004.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: CAPISTRANO, Tadeu (Org.). Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 9-40.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: .Obras escolhidas. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Obras Escolhidas, v. 1).
CHAVES, L. M. O cotidiano do laboratório de Artes Gráficas Oswaldo Goeldi, na Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2013.
CHEREM, R. M. Imagem – Acontecimento. In: MAKOWIECKY, S.; SILVA, M.C.R.F. (Org.). Linhas Cruzadas: artes visuais em debate. Florianópolis: Editora da UDESC, 2009. p. 131-156.
CICERO, A. Poema Guardar. Disponível em: <http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/AntonioCicero.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2013.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Tradução Vanessa Brito e Joao Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1164782-walter-benjamin-na-era-da-reprodutibilidade-tecnica.shtml>. Acesso em: 9 ago. 2013.
MAZZI, G. O artista Pléticos. 1988. 48 f. Monografia (Especialização), Centro de Artes, UDESC, Florianópolis, 1988.
MAZZI, G. Depoimento. Enviado à autora por e-mail em 10 ago. 2013.
PAULA, M. G. de. O Conceito de aura e suas implicações para a estética e apolítica na obra de Walter Benjamin: a estetização da política e a politização da arte. Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Graduacao/EST/Publicacoes_-_artigos/paula_11.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2013.
ROUANET, S. P. Édipo e o anjo. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1981.
SANTOS, M. S. A escrita do passado em museus históricos. Rio de Janeiro: Garamond, Minc, Iphan, Demu, 2009. (Coleção Memória, Museu e Cidadania).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.