Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública

Autores/as

  • Wellington Menegaz de Paula Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092510102012071

Resumen

Nesse artigo analiso o processo de criação de Sol Ardente e Depois Daquela Viagem. Trata-se de uma prática de ensino do teatro, baseada em processo colaborativo, desenvolvida em 2007, com vinte e sete adolescentes, dentro do Projeto de Teatro, atividade extracurricular, da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Resende, localizada no bairro Jardim Canaã, de Uberlândia (MG). Durante o ano de 2007, procurei, enquanto professor do Projeto de Teatro, dialogar com os alunos, para saber o que queriam falar, quais os temas que julgavam importantes de serem debatidos e improvisados em aula. Era uma prática teatral feita por adolescentes e que dialogava com a realidade do bairro Canaã. Cabe destacar que esse estudo faz parte da minha dissertação de mestrado intitulada O Teatro e os Adolescentes do Canaã: Aspectos Artísticos e Comunitários, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington Menegaz de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Atualmente cursando o Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Citas

BOY, Tânia Cristina dos Santos. Estética da existência na forma- ção do professor-artista. Revista Urdimento, n. 11. Florianópolis: UDESC/CEART, 2008.

BRAZ, Júlio Emílio. Sol ardente. São Paulo: Atual, 1987.

CARVALHO, Sérgio de (Org.). Introdução ao teatro dialético: experi- mentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão popular, 2009.

FISHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiência de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Campinas: [s.n.], 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: FLO- RENTINO, Adilson; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFO, 2009. p.173-183.

POLIZZI, Valéria Piassa. Depois daquela viagem. São Paulo: Ática, 2003.

Publicado

2013-12-18

Cómo citar

PAULA, Wellington Menegaz de. Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 71–87, 2013. DOI: 10.5965/2358092510102012071. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3489. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Relatos