A Contribuição do Movimento Escolinhas de Arte no Ensino de Arte em Santa Catarina

Autores/as

  • Fabiola Cirimbelli Búrigo Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010010

Resumen

Este artigo busca contribuir com as reflexões e encaminhamentos em torno da importância da organização da História do Ensino de Arte em Santa Catarina. Oferece um olhar que trás a marca pessoal de quem vivenciou parte desta história, sendo constituído por múltiplos olhares e fragmentos que revelam a história do Movimento Escolinhas de Arte e seus desdobramentos em nosso estado, com ênfase na criação da Escolinha de Arte de Florianópolis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. Sobre Augusto Rodrigues e o movimento escolinhas de arte. Brasília: Ministério da Cultura [2005]. Disponível em <http://www.funarte.gov.br/vsa/download/down05/ Fernando_Azevedo.doc> Acesso em: set. 2005.

BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influências de Jonh Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.

BARBOSA, Ana Mae. Entrevista com Jorge Vasconcelos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 13 set. 2005.

BRASIL.Ministério Da Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrigo. Escolinha de arte de Florianópolis: 25 anos de atividade arte-educativa. Florianópolis: FCC, 1990.

CONCLUSÕES do encontro das escolinhas de arte. Arte & Educação: Escolinha de Arte do Brasil, Rio de Janeiro, ano 1, n. 12,, jul.1972.

DALLANHOL, Kátia Maria Bianchini. Algumas características do desenvolvimento psicomotor na faixa etária de 3 a 6 anos e suas implicações para o trabalho de musicalização. Florianópoils: FCC, 1990.

DA NOVA, Elza Bonnassis. Teatro vida e movimento. Florianópolis: FCC,1990.

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM ARTE EDUCAÇÃO. CONGRESSO INTERNACIONAL DA InSEA, 2006, Portugal. Portugal: InSEA, 2005. Site de divulgação do congresso. Disponível em <http://insea2006.apecv.pt/index_pt.php>. Acesso em: set. 2005.

MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Augusto Rodrigues (Coord.). Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

PESSI, Maria Cristina Alves dos Santos. Questionando a livre-expressão: história da arte na Escolinha de Arte de Florianópolis. Florianópolis: FCC.1990.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Fundação Catarinense de Cultura. Escolinha de Arte de Florianópolis. Fazer Criando. Florianópolis: IOESC,1987.

SOCIEDADE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE - InSEA, 2005. Congresso Internacional da InSEA 2006 ‘Diálogos Interdisciplinares em arte educação’. Disponível em . Acesso em: set. 2005.

VARELA, Noemia de Araújo. A formação do arte-educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

VARELA, Noemia de Araújo. Movimento escolinhas de arte: imagens e idéias. Fazendo Artes, Rio de Janeiro, n. 13, p. 4, 1988.

ZOLADZ, Rosza. O Sonho que fez florescer realidades. Fazendo Artes, Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, n. 12, p. 2-7. 1988.

Publicado

2013-01-11

Cómo citar

COSTA, Fabiola Cirimbelli Búrigo. A Contribuição do Movimento Escolinhas de Arte no Ensino de Arte em Santa Catarina. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 10–27, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3068. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos