Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica

Autores/as

  • Maria Aparecida Clemêncio

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092502022003091

Resumen

Este texto é um convite à reflexão, com o propósito de instigar a curiosidade dos professores, incluindo os de arte, a pensar e trazer para o cotidiano da sala de aula, o respeito e atenção com grupos étnicos não hegemônicos, neste caso específico, dos afrodescendentes. Promover o debate sobre a importância de se incluir nos cursos de formação de professores, o estudo sobre a diversidade étnica é uma de nossas preocupações. Focalizaremos as questões da diversidade, a partir da etnia afrodescendente, para compreendermos e valorizarmos as questões da diferença étnica/racial na educação. Nesta perspectiva, apontamos limitações e possibilidades nas práticas pedagógicas na relação com as identidades diferenciadas, no sentido de fomentar e estimular os professores a refletirem sobre as diferenças étnicas na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARROYO, Miguel G. Assumir nossa diversidade cultural.Revista de Educação AE,v. 25,n.98, jan.mar.1996

ARROYO, Miguel G.Prática pedagógica e Currículo.VIII Endipe, Florianópolis, 1996b.

APPIAH, kwame Anthony. A África na Filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto,1997.

CANDAU, Vera Maria. Pluralismo Cultural, Cotidiano Escolar e Formação de Professores. Anais Conferência, Simpósios, Mesas Redondas. Volume II,NUP/CED/UFSC. Florianópolis, 1996.

_________________. Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro : DP&A, 2003.

COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Cidadania Cultural. Novamérica, Pluralismo Cultural, n.82, junho, 1999.

FISCHMANN, Roseli. Consciência Mundial, Educação e Pluralidade Cultural: fundamentos da cultura da paz. Pátio: Revista Pedagógica. V.2 , n.6, p.49, .

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de Educação. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis,Rio Janeiro: Vozes, 1995.

GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio Janeiro: Guanabara Koogan

GOMES, Nilma Lino. Escola Identidade Étnica e Alteridade. Revista de Educação - AEC v. 25, n. 98.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

KABENGELE, Munanga. Mestiçagem e identidade afro- brasileira. Cadernos PENESB, Niterói: Intertexto, 1999.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

MEYER, Dagmar Estermann. Etnia, Raça e nação: Currículo e a Construção de Fronteiras e posições Sociais. O Currículo nos limites do contemporâneo, Marisa Vorraber Costa, (org), Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

MUNANGA, Kabengele (org.). Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial.São Paulo.Edusp: 1996.p.177

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.

ROMÃO, Jeruse. Por uma educação que promova a Auto- Estima da Criança Negra. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001.

SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SILVA Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na Sala de Aula.Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes,1995.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalvez e. Diversidade Étnico-Cultural e Currículos Escolares Dilemas e Possibilidades. Cadernos CEDES, São Paulo,1993.

_________________. Vamos Acertar os Passos? Referências Afro-Brasileiras para os Sistemas de Ensino. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. Série Pensamento Negro em Educação, v. 1, Florianópolis 1997. TAJFEL, Henri. “Categorização social, identidade social e comparação social”. H. Tajfel. Grupos Humanos e categorias.Tradução de Lígia Amâncio. Lisboa: Livros Horizonte, Vol. I,1982.

SACRISTÁN, Gimeno J. Currículo e Diversidade Cultural. Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SANTOMÉ, Turjo Torres . As Culturas Negadas e Silenciadas no Currículo. Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

Publicado

2012-05-13

Cómo citar

CLEMÊNCIO, Maria Aparecida. Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 91–108, 2012. DOI: 10.5965/2358092502022003091. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2644. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos