Dança, igualdade e diversidade: "professendo" na contemporaneidade

Autores/as

  • Arthur Marques de Almeida Neto Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252712023e4446

Palabras clave:

ensino da dança, diversidade, igualdade, metodologia do ensino das artes

Resumen

O ensino da dança, como metodologia de ensino de estudos corporais para o ensino das artes, pode romper com lógicas estruturais coloniais. Adere-se a pedagogia do oprimido e a ética bixa, concomitantemente, como prepostos balizadores da práxis do artista-docente, compreendido como ser em processo constante de atualização de suas práticas – metodológicas, de abordagem pedagógica, didáticas e artísticas – através de um neologismo: professendo. Inconcluso, o professendo busca, através da reflexão sobre suas práticas, abolir essas lógicas que se materializam em processos educativos que lidam com autoritarismo, adoção de modelos universais, conteúdos ministrados em modo de educação bancária e relações hierárquicas, tanto na escolha de conteúdos como na verticalidade do tratamento entre educador-educando. A premissa é de que uma lógica colonial que estrutura o ensino da dança na atualidade lida, principalmente, com a noção de que o educador sabe tudo e o educando nada sabe, esvaziando a potência criativa e o desenvolvimento pleno do sujeito como cidadão crítico pelo disciplinamento silenciador. Indica-se que os profissionais de dança no país são (in)formados nessas lógicas coloniais estruturantes presentes no ensino da dança, em especial, no ballet clássico. Apresenta-se uma proposta metodológica e de conteúdo de ensino da dança planejada como prática de liberdade. O contraponto que rompe com essas lógicas pressupõe atos dialógicos nas práticas do artista-docente – um professendo, - que adere a um projeto de busca pela igualdade e inclusão dos sujeitos na educação e na arte.

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Biografía del autor/a

Arthur Marques de Almeida Neto, Universidade Federal da Paraíba

Professor de Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador e professor do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional - PROFARTES/ UFPB. Ex-Coordenador do Subnúcleo Teatro e Dança da Programa Residência Pedagógica da UFPB no biênio 2018-2019 e orientador voluntário no biênio 2020-2022. Líder do Grupo de Pesquisa ARCOPODER - Estudos e Pesquisas das Artes do Corpo, Políticas e Poderes. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, tendo sido bolsista pela FAPESB (2009). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/FAV-RJ) (2008). Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: Composição Coreográfica, Técnica de Dança, Dança Contemporânea, Dança Moderna, Dança-Educação, Identidade, Dança e Política, Cultura, Estudos Culturais, Percepção Ambiental, Teoria e História da Dança, (Bio)Política na/da Dança, Dança em Ambientes Midiáticos, Dança e(m) Processos de Comunicação, Gênero e Sexualidades. 

Citas

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Publicado

2023-12-14

Cómo citar

ALMEIDA NETO, Arthur Marques de. Dança, igualdade e diversidade: "professendo" na contemporaneidade. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 2, 2023. DOI: 10.5965/235809252712023e4446. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24446. Acesso em: 22 nov. 2024.