Teatro do oprimido: um método oportuno para as escolas da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252712023e4444Palabras clave:
teatro do oprimido, método decolonial, educação básicaResumen
Lidar com o Teatro do Oprimido nos faz reconhecer que este é originalmente um método decolonial à medida que não se pauta por preceitos que não sejam os de problematizar as questões atinentes aos oprimidos e oprimidas. Refiro-me às opressões do mundo real, à espetacularidade específica que esse teatro produz, às intencionalidades políticas que movem os praticantes, bem como aos modos de veiculação da produção artística que possui características populares. Nesse sentido esse artigo propõe apresentar o método criado por Augusto Boal como uma proposta recomendável para a educação básica brasileira. Significa dizer, que ao ser estruturado como método artístico transgressor e democrático, tendo presença reconhecida e apreciada nos contextos contemporâneos, as escolas são os espaços significativos para fazer valer suas potencialidades.
Descargas
Citas
BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políti- cas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
CASANOVA, González. Colonialismo interno (uma redefi- nição). Buenos Aires, CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2007.
LEDUBINO, Adilson; VIANA, Waldimir, STRAZZACAPA, Márcia. Uma revolução necessária: Pela presença efetiva do Teatro do Oprimido nas Licenciaturas em Teatro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v.1, n. 43, abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
SANCUNTUM, Flávio. O Curinga como dinâmica dos processos pedagógicos, artísticos e políticos do Teatro do Oprimido. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Rio de Janeiro- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa, ARAÚJO, Sara, BAUMGARTEN, Maíra. Epistemologias do Sul num mundo fora do mapa. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, no 43, set/dez 2016, p. 14-23.
SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.