Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais

Autores/as

  • Luiz Daniel Lerro

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2299

Palabras clave:

Educação somática, Topografia corporal, Leitura corporal

Resumen

Este artigo tem como objetivo promover reflexões e intro- duzir questões acerca de processos educacionais e criativos no âmbito das Artes Cênicas. Para tanto, buscar-se-á discorrer sobre duas perspectivas: a pedagogia ou o sistema, sui generis, de matriz neoplatônica empreendido por François Delsarte e a visão filo- sófica e terapêutica da Leitura Corporal (LC) compartilhada por Nereida Fontes Vilela. A abordagem utilizada é a análise de conte- údo, servindo-se, também da perspectiva pedagógica das encruzi- lhadas de Antônio Simas e Luiz Rufino. Esse cruzamento de pensa- mentos, modos e saberes díspares revelam, cada qual a seu modo, que os sinais corporais são vias de acesso a conhecimentos enrai- zados em nossos corpos, que carregam histórias e que precisam ser sentidas, validadas e experienciadas.

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Biografía del autor/a

Luiz Daniel Lerro

Docente do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Rondônia e professor do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado, Profissional da Universidade Federal de Rondônia . Doutorado em Estudos Teatrais pelo Departamento de Musica e Espetáculo - Universidade de Bolonha em regime de co-tutela com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2013). Mestrado em Teoria e Cultura da Representação pela Universidade de Bolonha, Faculdade de Letras e Filosofia, Departamento de Musica e Espetáculo (DAMS), Itália (2008). Possui graduação em Educação Artística, Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2003).

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

LERRO, Luiz Daniel. Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2299. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23192. Acesso em: 20 dic. 2024.