HQ's e Fanzines como construtores educacionais-artísticos

Autores/as

  • Gazy Andraus

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2318

Palabras clave:

HQs, Fanzines, Didática

Resumen

Convidado a escrever à Revista Profartes, para auxiliar a um entendimento “para um projeto de conhecimento vivo, consistente e consequente com a contemporaneidade brasileira", conforme me foi esclarecido, resolvi aceitar sabendo que poderia discorrer sobre minha experiência como artista e como venho refletindo a educação ao me utilizar da arte de minha área, especificamente, quadrinhos poéticos e fanzines artísticos, crendo que meu interesse possibilita- ria um texto atinente à proposta da revista. Assim, decidi caminhar por um relato pessoal que, acredito, abarca uma revisão sucinta de meu passado como aluno escolar e permite um entendimento de onde cheguei e as razões que orientam minha didática e expressi- vidades artísticas, também demonstradas neste texto. O referencial principal bibliográfico é de G. Andraus, E.lydio dos Santos Neto e H. Magalhães.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gazy Andraus

professor do Curso de Artes da FIG-UNIMESP, de 2005 a 2016 (onde também coordenou e lecionou pós-graduação bem como Tecnólogo em Design). Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação na área de Comunicação e Artes e Educação, com ênfase em Comunicação, Arte e Cultura, atuando interdisciplinarmente principalmente nos seguintes temas: história em quadrinhos (HQ) de autor, informação imagética, educação (mudança de paradigmas), arte e editoração alternativa (fanzine). Pesquisador do Observatório de História em Quadrinhos da ECA (USP); do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação - INTERESPE (PUC) e do grupo Criação e Ciberarte (UFG). 

Citas

ANDRAUS, Gazy. A imagética na memória ou a estruturação da psique criativa infanto/juvenil por meio do panvisual. Reflexão sobre imagem e Cultura. Vol. 1. mai/jun. 2013. Suplemento do QI 121. Disponível em: https://marcadefantasia.com/revistas/ ego/outras-edicoes/ric1-10/ric1/ric1.pdf . Acesso em 12/06/2022.

ANDRAUS, Gazy. A independente escrita-imagética caótico-or- ganizacional dos fanzines: para uma leitura/feitura autoral cria- tiva e pluriforme. Trabalho apresentado ao Eixo 14 – Escritas, imagens e criação. Caderno de resumos e Programação do Congresso de leitura do Brasil (17o COLE). Campinas, julho de 2009, p. 152. Dispon.:<http://alb.org.br/arquivo-morto/edico- es_anteriores/anais17/cadernodeatividades.pdf>. Acesso em 18/12/2018.

ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como infor- mação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http:// www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008- 182154/>. Acesso em: 10/02/2019.

ANDRAUS, Gazy. “Cursos de HQ e Zine no PROVE”. Revista PROVE

– Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade

do Ensino. Ano 11, n. 11. São Paulo: Publicação do Grupo de Escolas Municipais - EMEFs, Nov. 2012, p. 31-34.

ANDRAUS, Gazy. Existe o Quadrinho no Vazio entre dois Quadrinhos? (ou: O Koan nas Histórias em Quadrinhos Autorais Adultas). Dissertação de Mestrado do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unesp. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/87003 >Acesso em: 10/06/2022.

ANDRAUS, Gazy. História em Quadrinhos, Imagética e Infância. Seção História em Quadrinhos. In: IBAC – Instituto brasilei- ro de arte e cultura. 15/11/2006. Disponível em: https://www. ibacbr.com.br/?dir=artigos&pag=013&opc=0013 . Acesso em 12/06/2022.

ANDRAUS, Gazy. História em Quadrinhos, Imagética e Infância. Seção História em Quadrinhos. In: IBAC – Instituto brasilei- ro de arte e cultura. 15/11/2006. Disponível em: https://www. ibacbr.com.br/?dir=artigos&pag=013&opc=0013 . Acesso em 12/06/2022.

ANDRAUS, Gazy. O Estatuto das Belas Artes nos Quadrinhos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. Disponível em: < https:// marcadefantasia.com/livros/quiosque/belas-artes-hq/belas-ar- tes-hq.html>. Acesso em: 10/06/22.

ANDRAUS, Gazy. O Trabalho com histórias em quadrinhos no ensino universitário. In: História em Quadrinhos e Educação: formação e prática docente. In SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da (orgs.). São Bernardo do Campo: UMESP, 2011, pp 33-55, ISBN: 978 85 7814 178 3. (capítulo de livro)

ANDRAUS, Gazy. “ZINES e ARTEZINES: A ARTE DAS PUBLICAÇÕES PARATÓPICAS”, nos Anais do 28o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes – ANPAP com o tema “Origens”. Goiânia: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2019. ISSN: 2175-8212. Comitê CPA (Poéticas Artísticas) p.2305-2322. Link direto: Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro_____ ANDRAUS_Gazy_2305-2322.pdf> Acesso em 10/04/2020

MG”. capítulo do livro: Atuação docente em espaços públicos extraescolares de aprendizagem: experiências pedagógi- cas no trato da pluralidade cultural nos cursos de História e Pedagogia (UEMG Campanha). Orgs.: CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de; ALVES, Vânia Maria Siqueira; PEREIRA, Joana Beatriz Barros. Belo Horizonte: EdUEMG, 2020. p. 44-59. Livro eletrônico. Disponível em: <https://editora.uemg.br/images/ livros-pdf/catalogo-2020/Atuacao_docente/2020_atuacao_ docente_cap3.pdf>. Acesso em: 10/06/22.

ANDRAUS, Gazy e MAGALHÃES, Henrique. Fanzines, arte- zines e biograficzines – publicações mutantes (orgs.). Série Desenrêdos, no14. e-book. Goiânia: FAV-UFG, 2021. Disponível em: <https://culturavisual.fav.ufg.br/p/6214-colecao-desen- redos>, Direto: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/459/o/ Desenredos_14.pdf>. Acesso em 10/07/21.

ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010.

DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Rio de janeiro: Sextante, 2004.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes,1989.

GaZine. Gazy Andraus. Canal no youtube sobre fanzines, zines, biograficzines, art-zines, na arte e na educação. 2020-21.

Disponível em: <http://tesegazy.blogspot.com/p/gazine.html>

MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. Ed. Brasiliense: São

Paulo, 1993.

RAMOS, Paulo. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Publicado

2023-04-05

Cómo citar

ANDRAUS, Gazy. HQ’s e Fanzines como construtores educacionais-artísticos. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2318. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23184. Acesso em: 20 dic. 2024.