Implicações e desdobramentos de uma direção compartilhada

apontamentos a partir de um processo de criação em modo colaborativo conduzido por três encenadoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021210

Palabras clave:

Encenação, Processos colaborativos, Teatro pós-dramático

Resumen

Dentre muitas possibilidades abertas pelo modo de organização das e dos artistas em um processo de criação colaborativo, observa-se o desafio de desenvolver uma encenação compartilhando a função de encenadora. O presente trabalho propõe analisar um exercício criativo desenvolvido em componentes curriculares em contexto universitário, problematizando atravessamentos observados em um processo colaborativo dirigido por três encenadoras. Diante de uma encenação compartilhada, são apresentadas considerações sobre o fazer da encenadora destacando as implicações e possibilidades que a função partilhada pode revelar. Como aparato teórico há uma aproximação aos estudos de Fagundes (2009, 2016) e Fischer (2003), dentre outros autores e autoras, para aprofundar as relações sobre aspectos poéticos, éticos e políticos do fazer da encenadora.

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Biografía del autor/a

Elisabete de Paula de Lemos Neris, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Teatro. Encenadora, atriz e fotógrafa.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade. Artista da cena.

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Publicado

2021-09-01

Cómo citar

NERIS, Elisabete de Paula de Lemos; BERSELLI, Marcia. Implicações e desdobramentos de uma direção compartilhada: apontamentos a partir de um processo de criação em modo colaborativo conduzido por três encenadoras. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 210–231, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021210. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/20113. Acesso em: 21 dic. 2024.