Em combate a LGBTfobia: um processo de teatro-fórum conduzido por Marcia Pompeo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020075Palabras clave:
pedagogia do teatro, teatro na comunidade, teatro do oprimido, teatro-fórum, LGBTfobiaResumen
O presente artigo é um estudo da teoria do Teatro do Oprimido de Augusto Boal a partir dos processos de criação e de apresentações (pública e em sala de aula) de um Teatro-Fórum com temática de opressão a LGBTfobia dentro do ambiente familiar. O objetivo é analisar a utilização da teoria prevendo sua proposição na área de Teatro na Comunidade. O processo foi conduzido pela professora Marcia Pompeo Nogueira e realizado por um grupo de dez estudantes da disciplina de Metodologia de Ensino do Teatro na Comunidade do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Descargas
Citas
BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009a.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009b.
BOAL, Augusto. Stop: C’est Magique. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009c.
MORAIS, Pâmela; FIGUEIREDO, Danniel; GARCIA, Larissa. LGBTfobia no Brasil: Fatos, Números, Polêmicas. Politize!, 18 out. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2UG2zJX>. Acesso em: 27 mar. 2020.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Diálogos entre o Teatro em Comunidades e a Academia. In: VI Congresso de Pesquisa e pós-graduação em artes cênicas - ABRACE, 6, 2010, São Paulo, SP. Anais (on-line). São Paulo: ABRACE, 2010. Disponível em: https://bit.ly/39njINO. Acesso em: 23 mar. 2020.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (orgs). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.