Teatro como elo entre culturas: a experiência do corpo como narrador de histórias na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020102Palabras clave:
sistema do movimento, teatro comunidade, construção de narrativas.Resumen
É possível pensar em um teatro comunidade em que não são ouvidas as vozes dos integrantes pertencentes a este espaço? Acreditamos que não. Para se trabalhar em comunidade é preciso escolher o caminho da troca e do respeito, delineando um projeto que esteja alicerçado no reconhecimento de que ambas as partes possuem cultura e conhecimentos prévios e distintos. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo - escrito a quatro mãos - apresenta uma reflexão sobre a oficina realizada no ano de 2019 na Aldeia Jaguapiru (Dourados/MS), com um grupo de 10 crianças entre 6 e 12 anos. A oficina fez parte da disciplina de estágio curricular supervisionado da Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O Sistema do Movimento de Rudolf Laban como propulsor para a expressividade do corpo que narra foi a metodologia utilizada para auxiliar no compartilhamento da dramatização entre culturas distintas. Os apontamentos e as descobertas aqui expostos visam inspirar outros trabalhos em comunidade que reflitam o fazer democrático do teatro e o respeito aos sujeitos.
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