Africanidades em foco: as possibilidades da arte num projeto coletivo na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019009

Palabras clave:

africanidades, arte, diversidade cultural

Resumen

O presente artigo se apoia nas práticas educativas desenvolvidas em um Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) na cidade de Florianópolis, sobre a temática Africanidades. A todos os grupos de trabalho do NEIM foram propiciadas ações, interações, brincadeiras, pesquisas e explorações sensoriais. Com a temática definida, o NEIM se propôs a estudar e trazer experiências criativas na realização de diferentes brincadeiras, histórias e manifestações sobre diferentes povos que compõem a cultura africana e afro-brasileira. Os resultados obtidos revelam a infinidade de discussões e trabalhos que podem ser gerados junto a diferentes grupos de crianças na perspectiva da ampliação de conhecimentos e do respeito à diversidade cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simoni Conceição Rodrigues Claudino, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Mestre em Educação pelo PPGE-UFSC.

Professora de Educação Infantil - PMF-SC

Citas

BRASIL. Presidência da República. Lei federal n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei n0 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira” e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Brasil, 10 de março de 2004.

CARDOSO, Cintia. Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba, PPGE, Universidade Federal do |Paraná, 2018.

CORSINO, Patricia. Introdução. In: CORSINO, Patricia (org). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP, Autores associados, 2009. p. 01-13.

CORSINO, Patricia. Trabalhando com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patricia (org). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP, Autores associados, 2009. p. 105-121.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. Florianópolis – SC, NUP/ CED/UFSC, 2017.

DIAS, Mariane Del Carmen da Costa. TONACIO, Gloria de Melo. Educação literária para a educação das relações etnicorraciais: reflexões se algumas práticas docentes. In: ANAIS IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: celebrando a leitura. Presidente Prudente, 2015. p. 1050-1063.

FLORIANÓPOLIS, Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Matriz Curricular para a educação das relações étnico-raciais na educação básica. Florianópolis, SC, 2016.

MEDEARIS, Angela Shelf. Os sete novelos: um conto de Kwanzaa. Tradutor: André Jenkino do Carmo. Ilustrador: MINTER, Daniel. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

NEVES, André. Obax. São Paulo, Brinque-book, 2010.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Andando por creches e pré- escolas públicas: construindo uma proposta de estágio. In: OSTETTO, L.E. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas, São Paulo, Papirus, 2000. p. 15-30.

ROMÃO, Jeruse Maria. A África está em nós: história e cultura afro-brasileira: africanidades catarinenses, volume 5. João Pessoa – PB, Editora Grafset, 2009.

SIMÕES, Fábio. Olelê: uma antiga cantiga da África. Ilustradora: PIRILLO, Marília. São Paulo, Melhoramentos, 2015.

Publicado

2019-09-18

Cómo citar

CLAUDINO, Simoni Conceição Rodrigues. Africanidades em foco: as possibilidades da arte num projeto coletivo na Educação Infantil. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 09–25, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15279. Acesso em: 22 nov. 2024.