Um Ventoforte soprou sobre a infância: teatro com crianças da comunidade Associação Esperança de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019117Palabras clave:
teatro com crianças, teatro Ventoforte, teatro na comunidadeResumen
O presente artigo compartilha com o leitor algumas reflexões que emergiram de minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o objetivo de investigar as relações entre teatro, infâncias e comunidades, a pesquisa se desenvolveu tendo as crianças da Associação Esperança (Camobi, Santa Maria/RS) como parceiras de trabalho e sujeitos da investigação. A questão da pesquisa se delineou a partir da interrogação: o que as crianças criam a partir da linguagem teatral? Nos encontros que se realizaram semanalmente, foram experimentadas as práticas de Ilo Krugli e do Teatro Ventoforte, que possibilitaram que as crianças, que não haviam tido contato anteriormente com a linguagem teatral, pudessem criar e se expressar por meio dessa arte.Descargas
Citas
ABREU, Ieda de. Ilo Krugli: Poesia Rasgada. São Paulo: Impressão
Oficial, 2009.
COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem e o desafio da comunidade-sujeito. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infância, pesquisa e relatos orais. In: FARIA, A. L. G., DEMARTINI, Z. B. F., PRADO, P. D. (Org.)
Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 1-17.
JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? Revista Educação & Sociedade. Campinas, n. 91, 2005. p. 379-389.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.
. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, A., TELLES, N. (Org.) Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 173-183.
. Teatro com meninos e meninas de rua: nos caminhos do grupo Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.
. A opção pelo Teatro em Comunidades: Alternativas de pesquisa. Revista Urdimento. Florianópolis, n. 10, 2008. p. 127-136.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, n. 3, 2011. p. 581-602.
. Sociologia da Infância: Correntes e
Confluências. In: SARMENTO, M. J., GOUVÊA, M. C. S. (Org). Estudos
da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.
SARMENTO, M. J., SOARES, N. F., TOMÁS, C. A. Investigação
da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Revista Nuances. Presidente Prudente, n. 13, 2005. p. 50-64
SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, 2001. p. 7-31
POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
VIEIRA, Miguel Vellinho. Ilo Krugli e a construção de um novo espaço poético para o teatro infantil no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.