Cultura de Paz na Escolinha de Artes: diálogos necessários

Autores/as

  • Juliana Rossi Gonçalves Casa da Cultura Fausto Rocha Junior
  • Maria Lúcia Costa Rodrigues Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019045

Palabras clave:

escolinha de arte, cultura de paz, ensino da arte

Resumen

A Escolinha de Artes de Joinville, assim como as que restaram no Brasil, resiste ao tempo e às mudanças políticas e metodológicas, renovando-se a cada ano com a dedicação de seu corpo docente. O seu contexto de criação relaciona-se ao Movimento Escolinhas de Arte (MEA) do Brasil. Desde a década de 1990, a cada ano a Escolinha de Artes de Joinville trabalha um tema com os alunos, que culmina em uma exposição didática e apresentações de teatro. Este texto apresenta e analisa o projeto realizado em 2016 cujo tema foi Cultura de Paz. Sua culminância se deu com a exposição realizada na Galeria Municipal de Artes Victor Kursancew e os frutos gerados para a comunidade. Com base no relato do projeto, o presente texto faz um breve panorama histórico dos 49 anos de existência da Escolinha, discutindo seu papel como instituição de formação artística das crianças, dentro de um espaço não formal de ensino da arte.

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Biografía del autor/a

Juliana Rossi Gonçalves, Casa da Cultura Fausto Rocha Junior

Mestre em Educação (2014) pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (bolsa pela CAPES-PROSUP). Possui Especialização em Arte-Educação (2009) pela Faculdade Pe. João Bagozzi (Curitiba/PR) e Licenciatura em Artes Visuais (2007) pela UNIVILLE. Atua como professora dos cursos de Desenho e Pintura na Escola de Artes Fritz Alt/ Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (Joinville/SC) e no curso de Design Gráfico da UNISOCIESC - Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Joinville/SC). Atuou em 2014 no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação das Infâncias da UNISOCIESC e em 2011 no curso de Design de Interiores na SOCIESC. Foi Coordenadora de Artes Visuais do Conservatório Belas Artes (Joinville/SC) e Professora dos Cursos de História da Arte e Desenho Artístico.

Maria Lúcia Costa Rodrigues, Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2011); Pós Graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela Fatum Educação/ Associação Catarinense de Ensino – ACE (2018). Licenciada e Bacharel em Artes Visuais pela UNIVILLE (2004). Cursou Ilustração de livros para crianças na Scuola Internazionale D’Illustrazione Stepán Zavrel, Sarmede -TV, Italia (2017). Atua como professora na Escolinha de Artes
Infantis da Escola de Artes Fritz Alt/ Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior de Joinville e professora da FATUM Educação. É Escritora e ilustradora de livros para crianças. Autora
do livro A Narrativa Visual na Literatura Infantil Brasileira: Histórico e Leituras Analíticas, publicado pela Editora UNIVILLE (2012).

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Publicado

2019-09-18

Cómo citar

GONÇALVES, Juliana Rossi; RODRIGUES, Maria Lúcia Costa. Cultura de Paz na Escolinha de Artes: diálogos necessários. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 44–66, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15270. Acesso em: 21 dic. 2024.