A INTERFACE DA CERÂMICA NAS DIMENSÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

Autores/as

  • Viviane Diehl Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Sul - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092518182017081

Palabras clave:

arte cerâmica , ações indissociadas , interculturalidade

Resumen

Este artigo traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potência artisticoeducativa e de diálogo nas ações indissociadas de ensino, pesquisa e extensão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ IFRS - Campus Feliz. Nestas ações, os processos se relacionam de modo cooperado e integrado, mediados pela atuação da educadorartista com a colaboração de estudantes bolsistas e da comunidade. A interação artisticoeducativa, mediada pela arte cerâmica ocorre, muitas vezes, de modo intuitivo, levando a buscar, através deste estudo, como os três segmentos estão conectados e qual seu potencial a ser reconhecido. Outro ponto a ser explorado são as possibilidades de ações interculturais, que podem ampliar a experiência estética e contribuir no desenvolvimento coletivo, aproximando a instituição educativa da sociedade. A metodologia de caráter qualitativo contempla as proposições estético-pedagógicas que se desenvolvem em oficinas, palestras, exposições, experimentações de laboratório para procedimentos técnicos e materiais, produção de obras artísticas e eventos. A partir dos pressupostos estabelecidos por este estudo e do conjunto de problematizações, ações práticas e teóricas que emergem da abordagem da arte cerâmica, desenvolvidas indissociadamente no ensino, na pesquisa e na extensão, pode-se dizer que ela carrega em si além da experiência estética, a aproximação sociocultural dos envolvidos.

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Biografía del autor/a

Viviane Diehl, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio GRande do Sul - Campus Feliz

Educadorartista na área Artes/Cerâmica, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz. Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Mestre em Educação (2006), Especialista em Cerâmica (1996), Arteterapeuta, Licenciada e Bacharel em Educação Artística-Habilitação em Artes Plásticas (1988), pela Universidade de Passo Fundo, RS. Desenvolve a cerâmica artística no Atelier Vivie Diehl com participação em diversos eventos e exposições. Líder do Coletivo de Estudos em Linguagens e Artes, diretório CNPq, membro do Grupo Kitanda - Educação e Intercultura e Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Tem experiência na Educação e na área de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura, cerâmica, educação.

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

DIEHL, Viviane. A INTERFACE DA CERÂMICA NAS DIMENSÕES DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 81–93, 2018. DOI: 10.5965/2358092518182017081. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10358. Acesso em: 20 dic. 2024.