Os grupos de artistas plásticos de Florianópolis nos anos 1980

Authors

  • Sandra Makowiecky Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marli Salete Henicka

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092513132015067

Keywords:

coletivos de arte , grupos de artistas , década de 1980

Abstract

Este artigo apresenta a história e os propósitos de três grupos de artistas que movimentaram a cena cultural de Florianópolis na década de 1980. O Grupo Nha-ú, criado em 1980, liderado pelo ceramista e professor Luiz Carlos Canabarro; o Grupo Artmosfera, surgido em 1983; o Grupo Guará, criado em 1986. Formados por estudantes do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, esses grupos atuaram em Florianópolis em exposições, performances e ações coletivas – também em outros estados, como a performance “não autorizada” em1987 na Bienal Internacional de São Paulo. Quais eram as propostas artísticas desses grupos? O que os uniu? Quais foram os principais acontecimentos das artes visuais no Estado e no País nessa época e quais influências tiveram sobre esses grupos? O objetivo deste artigo é aproximar o olhar do pesquisador da produção artística local, registrando a história recente das artes visuais em Santa Catarina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandra Makowiecky, Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes- UDESC- departamento de artes Visuais- Teoria e Historia da Arte.

References

ABRAMO, R. Um painel da Arte Catarinense. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 35, 15 nov. 1984. Ilustrada.

AMANTE, P. Re-visão da geração 80 em Florianópolis. Disponível em: <http://antigo.ceart.udesc.br/Pos-Graduacao/revistas/Pos-LPC/artigos/patricia_amante/>. Acesso em: 30 maio 2013.

AMARAL, C. C.Luiz Carlos Canabarro Machado: professor, artista e mestre. 2002. 220 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Artística)- Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

AMARANTE, L. Mas onde está a arte brasileira? O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 out. 1987, Caderno 2, p. 5.

BENASSI, C. B. Coletivos de arte na atualidade brasileira: panorama, apresentação e dois estudos de caso. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 18., 2009, Salvador. Anais... Salvador: ANPAP, 2009, p.1525- 1540.

BORTOLIN, N.T. Indicador Catarinense das Artes Plásticas. 2.ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. UFSC, FCC, 2001. Verbete: Grupo Guará.

CANABARRO, L. C. Grupo Nha-ú: A experiência de um grupo de Cerâmica.1988. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Arte-Educação) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 1988.

CANABARRO, L. C. Entrevista com artista. Entrevista realizada em 6 de agosto de 2013, Florianópolis, Centro de Artes, UDESC. Entrevista concedida às autoras da pesquisa.

CENTRO DE ARTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CATARINA (CEART). Sinopse histórica do CEART. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/sinopse-historica-do-ceart>. Acesso em: 8 ago. 2013.

ANOS Bienal de São Paulo: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001. Catálogo.

DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Tradução de Vanessa Brito e Joao Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.

GIRRULAT, D. Depoimento. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por autora do artigo em 21 jul. 2013.

GUARDA, D. Depoimento. Entrevista em 8 de agosto de 2013, Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa.

LAUS, R. (Org.). Harry Laus: artes plásticas: Comentários sobre artes plásticas. Rio de Janeiro: Gráfica Cervantes, 1996, p. 156.

MAKOWIECKY, S. A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos. Florianópolis: DIOESC, 2012.

MAKOWIECKY, S.; OLIVEIRA, S. R. R. Doraci G.: uma artista intraduzível em palavras. In: MAKOWIECKY, S. ; CHEREM, R. Fragmentos – Construção II: imagem – acontecimento. Florianópolis: Coan Editora, 2013. v. 1. p. 187- 224.

NEVES FILHO, J. O. Arte sob um novo olhar. Diário Catarinense, Florianópolis, p.106, 1996.

NEVES FILHO, J.; Apresentação de exposição de Saulo Pereira, Artmosfera. 1997. Arquivo MASC.

NICHELLE , A. C. O que está dentro fica/ o que está fora se expande3nós3 – coletivo de arte no Brasil. 2010. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

PEDROSO, N. Fratura. A Notícia, Florianópolis, 27 maio 2012, n. 1505, Seção Literatura. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/anoticia>. Acesso em: 30 maio 2013.

ROSAS, R. Nome: Coletivos, Senha: Colaboração. 2008. Disponível em <http://catadores.wordpress.com/tag/arte-contemporanea/>. Acesso em: 8 ago. 2013.

TESKE, S. M. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por autora do artigo, em 21 jul. 2013.

TINOCO, B. A. Performance e Geração 80: resgates. 2009. 294 f. Dissertação (Mestrado em Artes), Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade de Brasília, 2009.

TORTATO, M. Entrevista com artista. Entrevista em 6 de junho de 2013, CEART/UDESC, em Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa. 2013a.

TORTATO, M.; RIBAS, R.; PEREIRA, S.; KINCELER, J. L. K. Entrevista com artista. Entrevista em 9 de agosto de 2013, CEART/ UDESC, em Florianópolis. Entrevista concedida às autoras da pesquisa. 2013b.

Published

2015-10-01

How to Cite

MAKOWIECKY, Sandra; HENICKA, Marli Salete. Os grupos de artistas plásticos de Florianópolis nos anos 1980. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 67–101, 2015. DOI: 10.5965/2358092513132015067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5999. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos - Tempo Passado