Narrativa visual e história em quadrinhos: Experiência de estágio

Authors

  • Tharciana Goulart da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013024

Keywords:

história em quadrinhos , ensino das artes visuais , narrativa

Abstract

As reflexões deste texto giram em torno de um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Angélica D’Avila no segundo semestre de 2013 na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Nesta disciplina atuei como professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental, na Escola de Educação Básica Municipal Henrique Veras, localizada na Lagoa da Conceição/Florianópolis - SC. O projeto “Narrativa Visual – História em Quadrinhos” abordou conteúdos que permeiam a História em Quadrinhos como uma narrativa e seus diferentes desdobramentos através de dispositivo artístico; na ação metodológica das aulas, o foco pretendido foi possibilitar a reflexão de práticas do ensino da arte como o desenho, pintura e colagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LAMPERT, Jociele. Estágio supervisionado: andarilhando no caminho das Artes Visuais. In: OLIVEIR A, Marilda; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 149-155.

OLIVEIR A, Marilda Oliveira de. A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio como campo de conhecimento. In: OLIVEIR A, Marilda; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 59-72.

OLIVEIR A, Marilda Oliveira de. Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: os diários de aula como foco de investigação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011, p. 175-190.

Published

2014-11-17

How to Cite

DA SILVA, Tharciana Goulart. Narrativa visual e história em quadrinhos: Experiência de estágio. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 34–40, 2014. DOI: 10.5965/2358092511112013024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5730. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos