“Trocadilho”

uma proposta pedagógica circense para a Educação Infantil

Authors

  • Simone Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Carolina Dias Laranjeira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021045

Keywords:

Ensino do Circo, Metodologia Educacionais em Artes, Educação Infantil

Abstract

This article presents one of the results of a master's research developed in collaboration with children from the Pre-School II class and teachers at a CREI (Reference Center for Early Childhood Education) on the outskirts of João Pessoa-PB. From the professional artistic experience acquired at the Circus, the path of the creation of a pedagogical proposal based on the junction between circus art, games and children's plays is narrated. Such proposal, called “Trocadilho”, is analyzed when describing principles and contents proper to the circus artistic and educational knowledge and identifying parameters that guide the curriculum practiced based on the BNCC guidelines. The intervention in the educational environment, provoked by the proposal, allows us to affirm that it is possible to learn the circus through children's cultures, while allowing the school community and, not just the children, to play through the circus.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone Alves, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Educação Básica em João Pessoa, faz parte da equipe de direção do Centro Cultural Piollin, do Fórum Paraibano de Circo e da Rede Paulo Freire. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialização em supervisão e orientação escolar pelo Centro Integrado de Tecnologia, e em Educação Emocional pelo Espaço Arte Yoga. É mestre em Artes (Prof-Artes/UFPB). Pesquisa e atua na área da Educação Infantil e das Artes cênicas, especificamente, nas Artes Circenses. E-mail: simonefalvesm@gmail.com

Carolina Dias Laranjeira, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UFPB) e dos cursos de licenciatura em Dança e bacharelado e licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Dança e Mestre em Artes (UNICAMP), Doutora em Artes Cênicas (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa CosMover: dança em perspectivas pluriepistêmicas. Desenvolve e orienta pesquisas abrangendo os temas: processos criativos, culturas populares, dramaturgia da dança e estados corporais nos âmbitos artísticos e educacionais. E-mail: ca.laran@gmail.com

References

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

BENÍCIO, Eliane. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFPBA, 2018.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. São Paulo: Fontoura, 2009.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Ed Unesp; 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

COLL, César; POZO, Juan Ignacio; SARABIA, Bernabé; VALLS, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções do conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

FERREIRA, Diego Leandro; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Erminia. Segurança no circo: questão de prioridade. Jundiaí - SP: Fontoura, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GALLO, Fabio Dal. Escola Picolino: o circo social e a arte-educação. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFBA, 2018.

GONSALVES, Elisa. Educação e emoções. Campinas, SP: Alínea, 2015.

KRAMER. Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília - DF: Ministério da Educação; FNDE, 2006. p. 19-21.

MACEDO, Cristina Alves. Educação no circo: crianças e adolescentes no contexto itinerante. Salvador: Quarteto, 2008.

MENDES, Simone de Fátima Alves; LARANJEIRA, Carolina Dias. Brincadeira só se aprende brincando: Arte Circense na formação (de base e continuada) de professores. Fazer pensar e ensinar artes cênicas: Epistemologias do extremo leste do Brasil. Campinas - SP: Papirus, 2021.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In: Educação e Pesquisa, v. 36, n. 2, 2010. p. 631-643.

SILVA, Ermínia; ABREU, Luís Alberto de. Respeitável público... o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Estudos da infância e sociedade contemporânea: desafios conceptuais. In: O Social em Questão, n. 21, 2009. p. 15-30.

Published

2021-09-01

How to Cite

ALVES, Simone; LARANJEIRA, Carolina Dias. “Trocadilho”: uma proposta pedagógica circense para a Educação Infantil . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 45–66, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021045. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/19742. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)