A Contribuição do Movimento Escolinhas de Arte no Ensino de Arte em Santa Catarina

Autores

  • Fabiola Cirimbelli Búrigo Costa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010010

Resumo

Este artigo busca contribuir com as reflexões e encaminhamentos em torno da importância da organização da História do Ensino de Arte em Santa Catarina. Oferece um olhar que trás a marca pessoal de quem vivenciou parte desta história, sendo constituído por múltiplos olhares e fragmentos que revelam a história do Movimento Escolinhas de Arte e seus desdobramentos em nosso estado, com ênfase na criação da Escolinha de Arte de Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. Sobre Augusto Rodrigues e o movimento escolinhas de arte. Brasília: Ministério da Cultura [2005]. Disponível em <http://www.funarte.gov.br/vsa/download/down05/ Fernando_Azevedo.doc> Acesso em: set. 2005.

BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influências de Jonh Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.

BARBOSA, Ana Mae. Entrevista com Jorge Vasconcelos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 13 set. 2005.

BRASIL.Ministério Da Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrigo. Escolinha de arte de Florianópolis: 25 anos de atividade arte-educativa. Florianópolis: FCC, 1990.

CONCLUSÕES do encontro das escolinhas de arte. Arte & Educação: Escolinha de Arte do Brasil, Rio de Janeiro, ano 1, n. 12,, jul.1972.

DALLANHOL, Kátia Maria Bianchini. Algumas características do desenvolvimento psicomotor na faixa etária de 3 a 6 anos e suas implicações para o trabalho de musicalização. Florianópoils: FCC, 1990.

DA NOVA, Elza Bonnassis. Teatro vida e movimento. Florianópolis: FCC,1990.

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM ARTE EDUCAÇÃO. CONGRESSO INTERNACIONAL DA InSEA, 2006, Portugal. Portugal: InSEA, 2005. Site de divulgação do congresso. Disponível em <http://insea2006.apecv.pt/index_pt.php>. Acesso em: set. 2005.

MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Augusto Rodrigues (Coord.). Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.

PESSI, Maria Cristina Alves dos Santos. Questionando a livre-expressão: história da arte na Escolinha de Arte de Florianópolis. Florianópolis: FCC.1990.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Fundação Catarinense de Cultura. Escolinha de Arte de Florianópolis. Fazer Criando. Florianópolis: IOESC,1987.

SOCIEDADE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE - InSEA, 2005. Congresso Internacional da InSEA 2006 ‘Diálogos Interdisciplinares em arte educação’. Disponível em . Acesso em: set. 2005.

VARELA, Noemia de Araújo. A formação do arte-educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

VARELA, Noemia de Araújo. Movimento escolinhas de arte: imagens e idéias. Fazendo Artes, Rio de Janeiro, n. 13, p. 4, 1988.

ZOLADZ, Rosza. O Sonho que fez florescer realidades. Fazendo Artes, Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, n. 12, p. 2-7. 1988.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

COSTA, Fabiola Cirimbelli Búrigo. A Contribuição do Movimento Escolinhas de Arte no Ensino de Arte em Santa Catarina. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 10–27, 2013. DOI: 10.5965/2358092508082010010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3068. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos