A Contribuição do Movimento Escolinhas de Arte no Ensino de Arte em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092508082010010Resumo
Este artigo busca contribuir com as reflexões e encaminhamentos em torno da importância da organização da História do Ensino de Arte em Santa Catarina. Oferece um olhar que trás a marca pessoal de quem vivenciou parte desta história, sendo constituído por múltiplos olhares e fragmentos que revelam a história do Movimento Escolinhas de Arte e seus desdobramentos em nosso estado, com ênfase na criação da Escolinha de Arte de Florianópolis.Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. Sobre Augusto Rodrigues e o movimento escolinhas de arte. Brasília: Ministério da Cultura [2005]. Disponível em <http://www.funarte.gov.br/vsa/download/down05/ Fernando_Azevedo.doc> Acesso em: set. 2005.
BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influências de Jonh Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1982.
BARBOSA, Ana Mae. Entrevista com Jorge Vasconcelos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 13 set. 2005.
BRASIL.Ministério Da Cultura. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.
COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrigo. Escolinha de arte de Florianópolis: 25 anos de atividade arte-educativa. Florianópolis: FCC, 1990.
CONCLUSÕES do encontro das escolinhas de arte. Arte & Educação: Escolinha de Arte do Brasil, Rio de Janeiro, ano 1, n. 12,, jul.1972.
DALLANHOL, Kátia Maria Bianchini. Algumas características do desenvolvimento psicomotor na faixa etária de 3 a 6 anos e suas implicações para o trabalho de musicalização. Florianópoils: FCC, 1990.
DA NOVA, Elza Bonnassis. Teatro vida e movimento. Florianópolis: FCC,1990.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM ARTE EDUCAÇÃO. CONGRESSO INTERNACIONAL DA InSEA, 2006, Portugal. Portugal: InSEA, 2005. Site de divulgação do congresso. Disponível em <http://insea2006.apecv.pt/index_pt.php>. Acesso em: set. 2005.
MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Augusto Rodrigues (Coord.). Escolinha de Arte do Brasil. Brasília, 1980.
PESSI, Maria Cristina Alves dos Santos. Questionando a livre-expressão: história da arte na Escolinha de Arte de Florianópolis. Florianópolis: FCC.1990.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte. Fundação Catarinense de Cultura. Escolinha de Arte de Florianópolis. Fazer Criando. Florianópolis: IOESC,1987.
SOCIEDADE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE - InSEA, 2005. Congresso Internacional da InSEA 2006 ‘Diálogos Interdisciplinares em arte educação’. Disponível em . Acesso em: set. 2005.
VARELA, Noemia de Araújo. A formação do arte-educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.
VARELA, Noemia de Araújo. Movimento escolinhas de arte: imagens e idéias. Fazendo Artes, Rio de Janeiro, n. 13, p. 4, 1988.
ZOLADZ, Rosza. O Sonho que fez florescer realidades. Fazendo Artes, Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, n. 12, p. 2-7. 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.