Mestre Agenor Abreu: a trajetória de formação de um professor de música piauiense
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252812024e04698Palavras-chave:
Cultura piaiense, História da Educação Musical, Mestre Agenor AbreuResumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação do mestre da cultura popular Agenor Abreu, como músico e sua atuação docente. O instrumento de coleta de dados utilizado aqui consiste em entrevistas narrativas realizadas com o professor. A perspectiva teórica está fundamentada nos conceitos de folclore de Cascudo (2005) e aprendizagem formal, não formal e informar de Libâneo (2010) e Gohn (2010). Foi possível compreender que Agenor começou a aprender música na infância de modo informal e, na vida adulta, teve contato com o ensino formal dessa arte. Em sua atuação como docente, o músico buscou trabalhar o repertório tradicional de seu estado de origem (Piauí), todavia, com uma abordagem diferente da empregada pelos músicos populares. Por fim, conclui-se que mestres de cultura popular, tais como Agenor Abreu, guardam consigo uma parcela dos saberes de suas regiões. Infelizmente sem registros adequados, esses conhecimentos podem se perder.
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