Reaprender e Desaprender
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2176Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Ensino de Artes, Epistemologias do SulResumo
O presente texto apresenta e analisa as bases artísticas e teóricas que sustentam a ação pedagógica no campo de forma- ção continuada de professoras(es) de arte e compartilha experi- ências vividas na disciplina obrigatória "Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: os contextos contemporâneos" que ofere- ci para a turma de 2021 do Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional/Prof-Artes como Professora Visitante Sênior da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. O texto ainda apresen- ta o livro "Fazer, pensar e ensinar artes cênicas: Epistemologias do Extremo Leste do Brasil", obra na qual é feita uma tripla alusão: A primeira, à expressão Epistemologias do Sul (Sousa Santos), como um lugar metafórico em que grupos de indiví- duos foram colocados para permaneceram calados, apagados, diminuídos, desprezados e/ou subalternizados; a segunda, uma alusão a João Pessoa, cidade na qual se localiza a Universidade Federal da Paraíba; e a terceira, aos questionamentos acerca da pertinência da própria coletânea, indicando o quanto, por vezes, somos nós próprios, artistas, clowns e pesquisadoras(es) da cultura popular que nos colocamos "ao Sul" ao nos apagar- mos e/ou nos diminuirmos como reflexo à educação recebida, de onde decorre o título do artigo: Temos muito a reaprender e a desaprender!
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