Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais

Autores

  • Luiz Daniel Lerro

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2299

Palavras-chave:

Educação somática, Topografia corporal, Leitura corporal

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões e intro- duzir questões acerca de processos educacionais e criativos no âmbito das Artes Cênicas. Para tanto, buscar-se-á discorrer sobre duas perspectivas: a pedagogia ou o sistema, sui generis, de matriz neoplatônica empreendido por François Delsarte e a visão filo- sófica e terapêutica da Leitura Corporal (LC) compartilhada por Nereida Fontes Vilela. A abordagem utilizada é a análise de conte- údo, servindo-se, também da perspectiva pedagógica das encruzi- lhadas de Antônio Simas e Luiz Rufino. Esse cruzamento de pensa- mentos, modos e saberes díspares revelam, cada qual a seu modo, que os sinais corporais são vias de acesso a conhecimentos enrai- zados em nossos corpos, que carregam histórias e que precisam ser sentidas, validadas e experienciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Daniel Lerro

Docente do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Rondônia e professor do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado, Profissional da Universidade Federal de Rondônia . Doutorado em Estudos Teatrais pelo Departamento de Musica e Espetáculo - Universidade de Bolonha em regime de co-tutela com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2013). Mestrado em Teoria e Cultura da Representação pela Universidade de Bolonha, Faculdade de Letras e Filosofia, Departamento de Musica e Espetáculo (DAMS), Itália (2008). Possui graduação em Educação Artística, Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2003).

Referências

DECROUX, Etienne. Parole sul mimo. Roma: Dino audino edito- re, 2003.

LERRO, Luiz Daniel. Gli schemata degli orixas: azioni, gesti e atteggiamenti della cultura afro-brasiliana nelle metodologie pedagogico-teatrali. 2013. 343 f. Tese Doutorado em Estudos Teatrais e Doutorado em Artes Cênicas – Departamento de Musica e Espetáculo e Universidade de Bologna e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Bologna, Salvador, 2013.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. O Corpo. Território do Sagrado. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

VILELA, Nereida Fontes. O ser humano, uma unidade multidi- mensional. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 1o Centro de força. Centro de Estimulação da Adaptação, da Satisfação das Necessidades Básicas de Sobrevivência e de Evolução da Espécie. Belo Horizonte: digita- lizado, (s.d.).

______________________. 2o Centro de força. Centro de Organização das Relações Interpessoais Primárias e de Estimulação da Sexualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 3o Centro de força. Centro da Identidade e da Individualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 4o Centro de força. Centro Estimulador da Emocionalização, da Amorização, da Harmonização das Relações Humanas e da Objetivação e Sociabilização dos Impulsos Internos. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 5o Centro de força. Centro da Expressão Criativa e da Sexualidade Sutil. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 6o Centro de força. Centro da Percepção e da Síntese. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

______________________. 7o Centro de força. Centro da Espirtualidade. Belo Horizonte: digitalizado, (s.d.).

RANDI, Elena. Il magistero perduto di Delsarte. Dalla parigi romantica alla modern dance. Padova: Esedra Editrice, 1996.

STANISLAVSKI, Konstantin. La mia vita nell’arte. Firenze: La casa Usher, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

LERRO, Luiz Daniel. Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2299. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23192. Acesso em: 29 fev. 2024.