Apresentação
Dossier Prof-Artes Fundamentos Teóricos da Arte na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e176Palavras-chave:
Teorias., Qualidade Social, Saberes Tradicionais. Cultura, Ensino de ArtesResumo
A partir deste número, desenvolveremos uma colaboração entre o Mestrado Profissional em Artes /Prof-Artes e o Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, na qual a editoria desta Revista será responsabilidade de um Comitê Editorial formado por docentes atuantes no Prof-Artes. É um prazer e uma honra realizar este trabalho! Esperamos contribuir para a reflexão e para a divulgação das experiências dos pesquisadores/as e docentes do ensino de artes na atualidade. Para este número, preparamos um dossiê baseado no tema Fundamentos Teóricos da Arte na Educação: o contexto contemporâneo, no qual buscamos a articulação da produção de conhecimento na contemporaneidade com a reconstrução crítica de fundamentos teóricos reconhecidos para o ensino das artes. Acreditamos ser necessário estabelecer na atualidade uma ecologia de saberes, capaz de tratar também das teorias invisibilizadas e que tem sido epistemologicamente tratadas como não válidas, como é o caso dos conhecimentos artesanais, dos processos das lutas sociais e dos saberes tradicionais das culturas fora do restrito eixo europeu colonialista. Consideramos que esta é uma meta a ser conquista e compartilhada com o público leitor.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2023-06-23 (2)
- 2023-04-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.